SEAP-AM e REVIVER: Projeto de ressocialização “Revivendo na Poesia”

SEAP-AM e REVIVER: Projeto de ressocialização “Revivendo na Poesia”

SEAP-AM e REVIVER: Projeto de ressocialização “Revivendo na Poesia” leva poesia e literatura aos internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ) em Manaus(AM)

O PROJETO
Foi dado início, neste mês de março no COMPAJ, o projeto de ressocialização “Revivendo a Poesia” através do qual os detentos praticam o desenvolvimento da leitura, escrita e da interpretação. O projeto tem todo o aparato por profissionais altamente envolvidos e empenhados, como por exemplo a Assistente Social Jaqueline Martins que declarou “A ressocialização está no acreditar. Os internos gostam da atividade proposta em torno da leitura, e isso já nos ajuda bastante no desenvolvimento do projeto”.

“A gente tem que acreditar no sonho deles (os detentos). Estamos iniciando as aulas de poesia e daqui há 30 dias teremos uma avaliação. Quem sabe a gente não descubra algum poeta esboçando um livro, uma poesia… aqui dentro temos um campo muito grande de mão de obra que podemos aproveitar” declarou o Secretário Executivo Adjunto da SEAP, Andre Luiz Barros Gióia.

DOAÇÃO DE LIVROS PELA ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES E POETAS PAN-AMAZÔNICOS
Antes do projeto Revivendo a Poesia entrar em ação, em fevereiro do ano em curso, a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa) fez a doação de 300 obras literárias por meio do projeto “Literatura Caminhante”, para a biblioteca do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). A iniciativa surgiu da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada.

Os livros estão sendo utilizados no novo projeto “Revivendo na Poesia”, no qual as áreas pedagógica e social da unidade trabalham o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de texto com os apenados que fazem parte dos projetos de ressocialização pela leitura.
“A proposta é excelente, pois, além da prática da leitura com os apenados, visa também aumentar o número de livros disponíveis na biblioteca para a remição de pena pelo estudo, aumentando sua eficácia, já que até esse momento tínhamos poucos livros literários para esse fim”, declarou o diretor do Compaj, Lucas Maceda.


A ABEPPA

O projeto da Abeppa leva literatura universal para os interiores do estado, juntamente com Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama). Foi a primeira vez em uma unidade prisional. A experiência foi marcante para os seis escritores amazonenses que acompanharam a entrega das obras dentro da unidade, conforme o presidente da associação, Paulo Queiroz.
“Nós agradecemos pela oportunidade que nos foi dada. Aos colegas que não puderam comparecer, diremos a eles que perderam, pois esse momento é ímpar, excepcional, extraordinário. Nunca estivemos dentro de um presídio, por isso com certeza saímos daqui marcados”. O presidente faz planos para o futuro. “Nós vamos angariar mais livros para trazer outra vez”, afirmou Paulo Queiroz, que também deixou o seguinte registro: “A maioria das pessoas não creem que a poesia e a literatura libertadoras, e elas são comprovadamente”.
Redução de pena – Os autores, em tom de conversa, leram e recitaram alguns dos seus poemas para os internos presentes na cerimônia de abertura do projeto “Revivendo na Poesia”, o qual também contará para remição de pena. A cada livro lido e avaliado, o reeducando tem quatro dias remidos de acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP).

A REVIVER – EMPRESA PRIVADA
A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, está presente no Conjunto Penal de Juazeiro sob regime de cogestão, em parceria com o poder público, sendo a única em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos através da Certificação ISO 9001:2015.
Desde junho de 2019 a REVIVER tem um Programa de Compliance/ Integridade, iniciativa que busca garantir e fortalecer a cultura da ética e transparência na empresa. Estimular e promover o entendimento dessa prática e se ver como parte integrante importante dessa inciativa é o objetivo da empresa, e justamente por isso, faz constantemente ações, diálogos e disseminação de conteúdos para toda a comunidade REVIVER por meio físico e/ou digital.

VEJA MATÉRIA NO YOUTUBE CLICANDO AQUI

Fonte de parte da matéria: SEAP-AM
Texto: Kézia Ferreira | Fotos: Print de vídeo

:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com