NOVEMBRO AZUL
A REVIVER adere a campanha Novembro Azul que foi criada para conscientizar a todos, principalmente os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O escritório Central iniciou a com distribuição das fitas azuis, divulgação de informações entre colaboradores, e com certeza, durante todo o mês, as unidades que tem a presença da empresa especializada em administração prisional, realizarão uma série de ações que mobilizarão colaboradores e internos.
Saiba os motivos que justificam a necessidade de tal campanha, e faça parte dela:
O Câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes no homem, perdendo apenas para o tumor de pele. A constatação é alarmante: 1 em cada 6 homens vai ter câncer de próstata.
SINTOMAS
O câncer de próstata é silencioso e seus principais sintomas são:
– emagrecimento
– palidez
– dores pelo corpo
Também podem ocorrer sintomas urinário – sintomas urinários
A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES
Câncer de próstata nas fases iniciais, não emite sintomas. Então, infelizmente, quando a pessoa começa a sentir os sinais, o câncer já pode estar avançado. É muito importante entender essa característica do câncer de próstata para poder compreender a importância dos exames importantes de serem feitos. Somente com os exames se pode detectá-lo na fase inicial. E quando isso acontece, a taxa de cura é de 90%.
ATENÇÃO
Segundo o Dr. Fábio Ortega, não se sabe a causa do câncer de próstata nem como evitar a doença. Há fatores de risco que são:
– Idade (Quanto maior a idade, maior o risco. Por isso se aconselha fazer os exames que acompanham o estado da Próstata a partir dos 50 anos)
– Raça negra (pessoas negras têm maior chances de ter esse câncer)
– antecedente familiar (pessoa que possuem histórico familiar com câncer, precisam estar ainda mais atentas)
CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Diante dessas informações, o que se orienta a fazer é vigiar a próstata através de 2 exames:
1 – exame de sangue PSA: há muitas informações que o PSA pode fornecer, porém há casos de câncer em que o PSA não muda, dando sinais que possam despertar desconfiança do médico. E é por isso que é tão importante o exame de toque.
2 – toque retal: O urologista consegue tocar na parte externa da próstata, que é a região onde mais incide o câncer. Com o toque nessa região, é possível perceber se algo está errado ou não.
Se um dos exames citados acima causa alguma suspeita, a investigação deve seguir, sendo realizada uma biópsia de próstata.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply