REVIVER no III Seminário do DEPEN
06/07/2020 | REVIVER apresentou Projetos de Atividades laborativas através da cogestão no III Seminário do DEPEN
“Obrigado Dr. Henrique e todos que estarão conosco, pela oportunidade, especialmente ao Estado do Amazonas que nos proporcionou trazer um pouco do nosso trabalho de gestão prisional compartilhada com os Estados” declarou Odair Conceição, Diretor Presidente da REVIVER.
Durante a última quinta e sexta-feira – 2 e 3 de julho de 2020 – aconteceu O III Seminário sobre Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), no formato virtual, diante do momento da Pandemia do Coronavírus. Logo no início do evento foi deixado claro o objetivo de realizá-lo ainda que virtualmente: trocar conhecimentos, ampliar ideias, compartilhar experiências. Desta forma um Estado poder inspirar outro. “Ampliar a política do trabalho prisional, mostrar sua importância aos gestores das unidades prisionais e o impacto desse trabalho para sociedade, para o preso. É um convite à reflexão do que topos podem perceber de resultado prático na sociedade, a partir desse movimento de realizações e fomento.”
QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PRISIONAL?
Foi feita uma provocação a todos que assistiam virtualmente o evento, com a finalidade de que se possa estar refletindo constantemente sobre esse assunto: “Qual a importância do trabalho prisional?”
Qualquer um pode fazer esse exercício de reflexão, mas dois argumentos foram brevemente compartilhados:
1 – Quebra da reincidência: O desenvolvimento de habilidades especiais que possam proporcionar empregabilidade pode ser uma questão importante na quebra da reincidência;
2 – Sustentabilidade prisional: buscar preparar melhor o privado de liberdade, trabalhar melhor essa pessoa que vai retornar à sociedade.
A provocação acima a qual podemos entender como um convite a reflexão sobre o assunto, foi feita pela Liliane Castro, Coordenadora Geral de Cidadania e Alternativas Penais do DEPEN, uma das responsáveis pela realização do evento.
A REVIVER E A ATIVIDADE LABORAL ATRAVÉS DA COGESTÃO
A atuação da REVIVER no COMPAJ – Complexo Penitenciário Anísio Jobim (AM) – foi o principal conteúdo a ser compartilhado no Seminário, estado em que a empresa privada está atuando há exatamente 12 meses. Desde 2005 trabalhando através da cogestão, a REVIVER tem muitos projetos realizados com foco no trabalho, qualificação e aprendizado do interno. E no COMPAJ não tem sido diferente. Nos últimos 12 meses são 120 privados de liberdade em atividades laborais, participando de cursos técnicos permanentes: serigrafia, padaria, horta. Apenas na cozinha há 16 pessoas. Até intervenções prediais que tem sido feitas constantemente, tem tido a inserção participativa de detentos.
CURSOS EM IMPLANTAÇÃO
Odair Conceição – Diretor Presidente da REVIVER que fez a apresentação da empresa – informou que novos cursos estão em fase de implantação, com objetivo de beneficiar 400 detentos. São cursos de Educação ambiental, Coleta Seletiva, Noções de Empreendedorismo, Panificação, Corte e Costura e Informática básica.
A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, em atividade desde 2002, está presente em 10 unidades prisionais distribuídas em 5 estados brasileiros: Amazonas, Alagoas, Santa Catarina, Sergipe e Bahia. Desde 2009 possui seus processos reconhecidos através da certificação ISSO 9001:2015, tendo também um Programa de Compliance/ Integridade, para assim, garantir e fortalecer a cultura da ética e transparência na empresa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
+ COMPAJ: Reeducandos em Curso Superior (EAD)
+ REVIVER e SEAP Inauguram Centro de Acesso e Triagem no COMPAJ-AM
+ Informativo sobre COMPAJ, Certificação e Curso de Capacitação da REVIVER
:: Comunicação REVIVER
comunicação@reviverepossivel.com
#REVIVER #cogestão #ressocialização #AtividadeLaboral #COMPAJ