Reeducando do CPJ é aprovado na UNIVASF

O reeducando do Conjunto Penal de Juazeiro- CPJ, Carlos dos Santos Silva, 39, foi selecionado pelo SISU para uma vaga no curso de Administração da Universidade Federal do São Francisco – UNIVASF, através do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. No ano passado Carlos dos Santos conseguiu ser selecionado para curso de Matemática na Universidade Federal do Espirito Santo. Segundo o mesmo, para o ENEM de 2014 houve uma dedicação maior, pois desejava superar as notas do ano anterior, o que de fato aconteceu, como por exemplo, na prova de redação ficou com 820 pontos.

Além de ser selecionado para o curso de Administração, Carlos dos Santos encontra-se na lista de espera para o curso de Psicologia, com grandes chances de ser selecionado. No cotidiano do cárcere o mesmo é chamado pelos demais internos de “professor”, pela dedicação que se empenha como auxiliar dos professores e pelo tempo em que passa lendo livros.

ENEM no Sistema Prisional

O ENEM para as pessoas privadas de liberdade pode resultar numa das séries de ações do processo de ressocialização do preso, pois enfatiza que a política de educação amplia a possibilidade de reinserção do preso na sociedade. Sem contar a realização do exame para o preso atende a um direito onde o objetivo é a humanização e remição da pena pelo estudo. Algo que dá oportunidades e possibilidades de ressignificar a vida para muitos quem se encontram privado da liberdade. Por outro, e isso é importante porque possibilita ao Estado devolver um cidadão melhor para sociedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.