Presídio do Agreste: Dezembro Vermelho

Profissionais envolvidos na campanha Dezembro Vermelho da Reviver (Presídio do Agreste)
Profissionais envolvidos na campanha Dezembro Vermelho da Reviver (Presídio do Agreste)

Aconteceu no Presídio do Agreste, em Alagoas, a Campanha Dezembro Vermelho, de 19 de dezembro a 4 de janeiro, que teve como objetivo o rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com a realização de teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C ofertados para 100% da população carcerária da unidade.

A ação foi promovida pela SESAU (Secretaria Estadual de Saúde) em parceria com a SMS de Girau do Ponciano, SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) e a Reviver Administração Prisional Privada Ltda. A ação desenvolvida teve como objetivo, o rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com a realização de teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C ofertados para 100% da população carcerária da unidade. Após aconselhamento pelos profissionais, 819 reeducandos foram sensibilizados a realizar os exames. A ação contou com a mobilização do enfermeiro Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde, sob a coordenação da Gerência de atenção Primária da SESAU, enfermeiras convidadas e as enfermeiras do Presídio do Agreste Amurábia Suassuna e Renata Magna, entre outros colaboradores que montaram toda logística do ponto de vista operacional e administrativo. 

No dia do encerramento da campanha, teve início a oferta de testes para servidores da SERIS e colaboradores da Reviver, que já no primeiro dia contou com a adesão de muitos voluntários. Os enfermeiros envolvidos ressaltam que a ação visa garantir o diagnóstico precoce, encaminhamento, tratamento e monitoramento desses agravos. Informação é fundamental. Ela possibilita um entendimento, postura adequada e humana em relação aos soropositivos. O preconceito e a falta de informação são os principais problemas enfrentados pela luta contra AIDS.

 

pa-dezembro-vermelho1
Sobre o movimento

1º de dezembro é considerado Dia Mundial da Luta Contra AIDS, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1987. As campanhas no Brasil começaram a ser realizadas pelo Ministério da Saúde desde 1988. O laço vermelho passou a ser usado como símbolo dessa luta a partir de 1991. Ele foi criado pela visual AIDS como uma forma de homenagear todas as pessoas que sofrem e morrem em decorrência da doença. A AIDS pode ser transmitida por meio de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão ou compartilhamento de seringas, por exemplo, e de mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento (transmissão vertical).

 


Unidade de Referência

Em Alagoas, existem seis Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) – unidade de referência para o tratamento da AIDS, para os quais as pessoas diagnosticadas com o vírus HIV são encaminhadas. Eles estão instalados em Arapiraca, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e três em Maceió (PAM Salgadinho, Hospital Escola Hélvio Auto e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes).
O Presídio do Agreste é uma das unidade prisionais administradas pela Reviver em regime de cogestão com o Estado de Alagoas. Ações como essas acontecem em todas as unidades em que a Reviver atua pois a ressocialização e o aperfeiçoamento são grandes alicerces da empresa, que é a única certificada no mundo com ISO 9001:2008, na área de administração prisional.

 

:: Texto: PA | Reviver
     Publicação ASCOM    
     comunicacao@reviverepossivel.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.