PA: Busca de Casos de Tuberculose Pulmonar
No Presídio do Agreste:
Ação “Busca Ativa de Casos de Tuberculose Pulmonar”
Foi iniciada no dia 29 de janeiro do corrente ano, pela equipe de enfermeiras do Presídio do Agreste, uma ação com o objetivo de buscar casos de tuberculose pulmonar e hanseníase, afim de detectar precocemente a doença, consequente diminuição de disseminação da mesma. Na oportunidade foram realizados testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis entre os reeducandos.
BUSCA DE SINTOMÁTICOS – I
Para interromper a cadeia de transmissão da Tuberculose Pulmonar é fundamental a descoberta precoce dos casos bacilíferos. Sendo assim, a busca ativa em indivíduos com tosse prolongada deve ser uma estratégia priorizada no Sistema Prisional para a descoberta desses casos. É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar, e destes 60% são bacilíferos.
BUSCA DE SINTOMÁTICOS – II
Ao realizar a busca de Sintomáticos Respiratórios – SR em populações com alto risco de adoecimento como a população prisional, sugere-se que a busca seja realizada em indivíduos com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas, visando aumentar a sensibilidade da busca desde que seja garantido o suporte laboratorial.
ENTENDA O QUE SÃO CASOS BACILÍFEROS
Casos através de bacilos. Bacilos são bactérias que possuem formato de bastonete. Estes microrganismos são muito pequenos, sendo que a visualização deles só é possível com o auxílio de microscópios. Muitos bacilos são causadores de doenças, muitas delas graves, nos seres humanos.
Exemplos de bacilos patogênicos e doenças provocadas nos seres humanos:
– Bacilo-de-Hansen (mycobacterium leprae) – causador da hanseníase (lepra).
– Klebsiella pneumoniae – causador de pneumonia.
– Bacilo de Kock (mycobacterium tuberculosis) – causador da tuberculose.
– Yersinia pestis – causador da peste bubônica e peste pulmonar.
– Streptobacillus moniliformis – causador da febre de Haverhill (febre da mordida de rato).
– Clostridium difficile – causador de diarreia e colite.
A REVIVER, empresa privada especializada em administração Prisional, está presente no Presídio do Agreste sob regime de cogestão desde 2013, sendo a única em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos através da cerfiticação ISO 9001:2015.
Fonte: Presídio do Agreste e site suapesquisa.com
:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com