Na ultima quarta feira, 11, o Presídio do Agreste- PA recebeu uma comitiva do Sistema Penitenciário de Maceió que se uniu a equipe da Escola Luciano Alves, composta pela diretora Adriana Silva do Nascimento e os coordenadores José Rondinelle e Edvânia Farias, ambos do município de Girau do Ponciano. A Diretoria de Educação, Esporte e Laborterapia da SAP foi representada pela Gerente de Educação, Genizete Tavares, acompanhada do Educador Físico, Carlos Alberto Dias; e representando a Laborterapia, a Gerente, Allyne Kelly Pontes, além do Coordenador de Assuntos Religiosos, o pastor Francisco Pereira.
Os visitantes foram recebidos pelo Gerente Geral do PA, José Gilton Messias, e os Gerentes Administrativo e Operacional, Sebastiana Soares e Balbino Oliveira. O encontro teve o objetivo de unificar os procedimentos e solidificar as relações dos setores envolvidos para que o objetivo maior, que é minimizar as dificuldades do reeducados custodiados no PA, ofertando mais oportunidade de educação, esporte e atividades laborterápicas como forma de reinserção sócia.
Uma das assistentes sociais, Janaína Julião, discutiu sobre a assistência religiosa juntamente com o pastor Francisco. As dependências da Unidade foram apresentadas pela Terapeuta Educacional, Andrezza Bezerra e a Coordenadora de Produção, Kelly Vasconcelos. A Gerente Laborterapia, Allyne Kelly Pontes que, também é agente penitenciária, não conhecia o PA e nenhum modelo de cogestão. Demonstrou satisfação e elogiou o tratamento dos gestores, agentes e servidores. Inevitavelmente, foram feitas comparações com as Unidades da Capital em gestão plena e, opinou que a cogestão é a melhor saída para administração do sitema prisional alagoano.
O Educador Físico, Carlos Alberto, conversou com os educadores do PA, Ramon Dules e Luiz Phellipe, onde puderam trocar experiências sobre práticas esportivas e, por fim, agendaram uma visita ao Sistema na capital para tratar de assuntos pertinentes a educação, considerando este o pilar principal da ressocialização. Para isso a Gerente Admininstrativa do PA, Sebastiana Soares e a Pedagoga do PA, Danny Rose, fundamentaram os planos para o início do ano letivo ratificando os compromissos já existentes para que todas as salas de aula sejam ocupadas, aumentando o número de reeducandos alfabetizados, utilizando este mecanismo como fator transformador destes indivíduos.
Um encontro proveitoso e construtivo enquanto os aspectos para os profissionais, que deságuam em mais oportunidades de estudos e atividades laborativas, caminhos certos para reinserção social.
Leave a Reply