Escritor, egresso do CPJ, recebe apoio da Reviver

Ascom Reviver

Na sexta feira, 17, no Escritório Central da Reviver, o Diretor presidente Odair Conceição, assinou o contrato de patrocínio com o escritor Marcos da Silva Sant’anna egresso do sistema prisional e autor do livro “As cartas de um detento” produzido no período de cumprimento da sua pena no Conjunto Penal de Juazeiro- CPJ, unidade operacionalizada há mais de 8 (oito) anos pela Reviver.

“O trabalho que Marcos apresenta a sociedade vem de encontro com o quê pregamos no dia a dia, alicerçado nos pilares do nosso trabalho que tem o foco na Ressocialização, mostrando que é possível sim o individuo sair do sistema prisional e retornar ao convívio da sociedade como cidadão comum, deixando para trás, definitivamente, a vida do crime”, conta o Diretor Presidente da Reviver, Odair Conceição.

O processo de reinserção social perpassa pela garantida das assistências descritas na Lei de Execução Penal, por conseguinte a humanização do sistema prisional. “Antes de chegarmos ao Conjunto Penal da cidade de Juazeiro, passamos 7 meses na Cadeia Pública na cidade de Jaguarari no Distrito de Pilar, no regime que chamam de tranca dura, ou seja, ficamos de sexta até terça sem ver a luz do sol, convivemos assim durante os 7 meses”, revela Marcos.

Baseado em fatos reais, “As cartas de um detento” narra a história de Marcos Sant’anna no CPJ, onde passou 936 dias, “… as coisas já foram diferentes no Conjunto Penal de Juazeiro, as celas são abertas todos os dias, existe uma rotina, outra visão, outro mundo para quem conviveu nos dois sistemas, pois é uma grande diferença”, disse o autor.

Dentre outras atividades o autor se dedicou a escrever cartas para outros internos que não sabiam ler e escrever. O autor, que escreveu mais de 1000 cartas contando o dia-a-dia da vida dos internos.

Para Marcos que vem reconstruindo sua vida conta a importância do apoio da Reviver, “São os frutos que nosso trabalho vem dando, parcerias como essa só engrandecem nosso trabalho. Pois falar do livro As cartas de um detento, falar das pessoas que vivem nos cárceres é colocar em foco o sistema carcerário brasileiro e a ressocialização, para que as pessoas vejam com outros olhos essas pessoas”, disse.

Para o Assessor Político do SINTRADISPEN-BA, Eduardo Cruz, que estava presente na assinatura do contrato, o apoio da Reviver é de tamanha importância, “… acreditar e mostrar para sociedade que existem homens e mulheres encarcerados com potenciais para mudarem suas vidas e a própria sociedade”.

“Ressocialização é real! Contrariando os que não acreditam que individuo possa cumprir sua pena e sair reinserido, o Marcos e entre outros provam que é possível. Que esses exemplos possam ser visto como positivo perante essa massa carcerária do Brasil, para que eles tenham esperança e retornem para sociedade melhores, ao contrario da desesperança que estar enraizada no Brasil quando se conhece afundo o sistema prisional. Pois objetivo primordial da Reviver é reinserção do egresso, então esses exemplos são os incentivos para continuar perseguindo esse modelo que acreditamos e implantamos nessa empresa”, finalizou o Diretor presidente.

Sobre o Autor

Marcos Sant’anna nasceu na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, em setembro de 1976. Sua vida foi dedicada ao mundo das comunicações e promoções artístico-culturais, o que o levou, em meados do ano de 1995, à cidade de Jaguarari, interior da Bahia, passando alguns anos entre idas e vindas. No dia 13 de maio de 2010, naquela mesma cidade que o acolheu, começou uma sentença que lhe foi posta por consequências da vida

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.