Doar sangue é um ato de solidariedade

Doar sangue é um ato de solidariedade


23/11/2020 | 25 de novembro é Dia do Doador Voluntário de Sangue

DECLARAÇÃO
meu primeiro contato com doação de sangue ocorreu em 2002. Nessa época eu era estagiário de uma empresa e nesse período teve uma campanha de doação de sangue e palestras de conscientização mostrando quanto esse ato de bondade ajuda as pessoas. A partir de então eu fiz uma ou duas doações, mas depois ficou esquecido em meu calendário de atividades.
Mas no início desse ano eu tive uma necessidade pessoal, quando minha mãe ficou internada e precisava de doação de sangue. Eu me vi bastante envolvido nessa causa, e obtive apoio de muitos colegas daqui da empresa que se prontificaram a ir doar sangue. Agradeço muito a todos pois graças a eles consegui atingir a cota necessária. É um ato de vida, um ato de bondade. Muitas vezes a gente se sensibiliza quando temos a necessidade, mas é algo que se recomenda fazer sempre. Doar sangue é um ato de amor à vida”.

Afonso Paiva, Coordenador da Qualidade da REVIVER, é doador de sangue.

25 DE NOVEMBRO
O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.


ORIGEM DA DATA
O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.
Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

QUEM PODE DOAR SANGUE
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras, dentre as quais:
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Ter, no mínimo, 50 quilos;
– Estar saudável;
– Estar bem alimentado e descansado;
– Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue – entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
– Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60 dias.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-doador-voluntario-de-sangue/

:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Site: www.reviverepossivel.com
Instagram: reviverepossivel.com