Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho


28/04/2021 | REVIVER: CIPA realiza Ação pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, chamando atenção para a proteção das Mãos!

1 – CAMPANHA DA REVIVER “Proteção das Mãos”
A CIPA junto com o setor de Qualidade da REVIVER, representados por Afonso Paiva e Valquíria Severo, planejou uma Ação bastante interessante para os colaboradores, no dia de hoje, que se celebra a vida, através da promoção de saúde e prevenção – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Nas unidades prisionais em que a REVIVER atua, além de uma palestra informativa, motivacional em relação à utilização de EPI, atenção e manutenção dos seus equipamentos de proteção individual, a ação proposta será fazer com que alguns colaboradores, a partir de um artifício de imobilização, possam por alguns minutos, perceber como faz falta, não ter a funcionalidade plena, por exemplo, de todos os dedos das mãos.
Assim, pretende-se mobilizar um ou mais dedos da mão dos participantes durante o horário de almoço simulando a falta de um dos dedos. Após o almoço, os participantes convidados compartilharão o que sentiram e quais suas impressões sobre o tema e sobre a ação em si.

Os objetivos desta Ação no dia de hoje são: Promover integração empresa/colaborador; Alertar sobre as necessidades de cuidado com as mãos, mensurar os riscos; conscientizar os colaboradores a respeito da segurança no trabalho e estimular a cultura da prevenção.

2 – ORIGEM DA DATA
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

3 – NÚMEROS
Após o aumento de 5,09% nos acidentes de trabalho registrados de 2017 para 2018, passando de 557.626 para 586.017, o Brasil registrou uma queda de – 0,60% nos acidentes de trabalho de 2018 para 2019, passando para 582.507. No mesmo período, houve aumento no número de mortes no trabalho, de 2.132 para 2.184 (2,44%). Já a quantidade de trabalhadores incapacitados permanentemente em decorrência de acidente ocupacional apresentou maior queda, de 19.686 para 12.624 (-35,87%). Os dados foram retirados do AEPS (Anuário Estatístico de Previdência Social).

4 – REVIVER EM CAMPANHA CONTÍNUA CONTRA ACIDENTES
Além da consultoria de um engenheiro de Segurança do Trabalho a REVIVER tem fortalecido cada vez mais o canal de comunicação e ações dos profissionais da CIPA para uma atuação cada vez mais forte e um trabalho de prevenção eficaz. Ações em momentos oportunos como a data de hoje, além de outras frequentes fazem parte do dia a dia da empresa. Semanalmente, a REVIVER distribui cartazes que alertam toda a comunidade da empresa acerca de seguranças nos mais variados aspectos. Desde 2019, a través da utilização do mascote “LEP”, informações que orientam e estimulam os colaboradores a terem mais cuidado, informação e assiduidade no que diz respeito ao uso dos EPIs tem sido uma constante. E com foco exclusivamente nas cozinhas, há duas semanas foi implementado um cartaz semanal, para orientar a equipe, onde também utiliza o mascote, mas numa versão “Chef” de cozinha, com conteúdo pesquisado pela Gerente de Alimentação Fátima Borges.

:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Site: www.reviverepossivel.com
Instagram: @reviverepossivel

Fontes: protecao.com.br

#REVIVER  #hanseníase #cogestão #ressocialização #EmpresaCertificada #ISO9001 #ComplianceIntegridade