Nos dias 17 e 18 de outubro, o Conjunto Penal de Eunápolis – CPE promoveu o Dia das Crianças para os internos. O setor do Serviço Social nomeou o projeto como “Crianças e o Mundo de Imaginações”, que contou com as participações da Pedagogia, Terapia Ocupacional e Educação Física.
O projeto foi realizado, diretamente, para os 65 filhos dos reeducandos que estavam presentes nos dias de visitação, com o proposito de gerar mais integração social e fortalecimento da qualidade do vínculo familiar entre pais e filhos. O Setor de Pedagogia preparou um espaço voltado para a leitura infantil para que as crianças pudessem desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos prazerosos e significativos.
“Minha neta ficou tão feliz. Quando ela soube que teria o evento, ficou na expectativa esperando o dia das crianças. Ela amou porque foi diferente, teve música, presente e doces. Foi muito bom!”, comentou Dislene, mãe de interno e avó.
O objetivo central do projeto visou dar às crianças, de forma lúdica, oportunidades de lazer e sociabilidade educativa, com valorização infantil, estimulação da autoestima, evidências de direitos e deveres, desenvolvimento de raciocínio lógico, percepção auditiva e visual bem como outros fatores positivos. “Eu não via a minha filha há algum tempo e achei fundamental o evento. Ela se distraiu com o ambiente, gostou das atividades que foram feitas para elas.” disse o interno A.J.P.S., 30 anos.
O Serviço Social pode adquirir brinquedos e possibilitar que o pai entregasse presentes ao seu filho. Um dos reeducandos se caracterizou de palhaço e garantiu a diversão das crianças e entrega de pipoca, refrigerantes e doces.
“O Projeto do Dia das Crianças realizado pelo CPE, teve um impacto muito positivo. Era notória a alegria, em cada rostinho, no momento das brincadeiras, na chegada à brinquedoteca, na distribuição dos lanches, os pais tiveram a oportunidade de entregar os presentes pessoalmente a seus filhos, foi um momento muito emocionante para os mesmos. Considero de grande importância para a ressocialização dos internos, os Projetos voltados para as famílias, especialmente aqueles em que o interno tem a oportunidade de homenageá-los”, contou a Assistente Administrativa do CPE, Valéria Matos, que prestou apoio no evento.
Leave a Reply