O Conjunto Penal de Valença – CPV realizou, no dia 16 de setembro, palestras para os internos, com o tema: A importância das relações interpessoais para o retorno ao convívio social, ministrado pela Pedagoga, Renata Queiroz Magalhães.
O objetivo foi abordar como as relações interpessoais podem auxiliar no processo de adaptação ao sistema carcerário, mantendo uma rede de relacionamento a partir da compreensão dos sentimentos e conflitos internos, modificando os problemas enfrentados em seu cotidiano.
Na oportunidade a palestrante mediou a reflexão a cerca das atitudes e comportamentos dos internos, utilizando-se da fábula “A cenoura, o ovo e café”. Que tem como proposta demonstrar que se é capaz de transformar as dificuldades em aprendizados, extraindo impactos positivos para suas e demais vidas. A atividade teve a participação dos setores Social, Psicologia e Terapia Ocupacional.
“O setor social acredita que toda investida em ações educativas e de conhecimento são válidas e pertinentes para o processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade, embora isso seja um grande desafio para todos”, afirmou a Assistente Social do CPV, Helenildes Pascoal.
Leave a Reply