Hoje na Bahia existe um déficit significativo de doadores de sangue, e conhecer o tipo sanguíneo é de suma importância, por isso o Conjunto Penal de Valença- CPV deu o inicio ao projeto “Meu Sangue é tipo o seu” para motivar os colaboradores a saberem seu tipo sanguíneo e realizarem doação.
“A necessidade de sangue é constante, doações de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes, e é importante saber o seu tipo de sangue para qualquer episódio você está alerta para ajudar”, comentou o Gerente Operacional, Lourival Silva. O projeto “Meu Sangue é tipo o seu” se estenderá durante todo mês de abril para colaboradores e maio para os reeducandos.
Tipos sanguíneos
Existem quatro grupos possíveis de tipos sanguíneos: A, B, AB ou O. Esta definição é conhecida como “Sistema ABO”, e foi descoberto pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, no ano de 1901. O exame de tipagem sanguínea é feito a olho nu. Em uma lâmina é colocada uma gota de sangue, juntamente com uma gota de soro anti-B e anti- A. Se não houver aglutinação entre os três elementos, o sangue é do grupo O. Se houver aglutinação com o soro anti-B, trata-se de sangue do grupo B, o mesmo vale para o anti-soro A. Caso haja aglutinação com os dois soros, o sangue em exame é do grupo AB.
Leave a Reply