CPV, CPJ e COMPAJAF: dezembro vermelho

CPV, CPJ e COMPAJAF: dezembro vermelho


ORIGEM

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. Desde 1988 – Quando a Organização Mundial de Saúde escolheu a data – este dia é celebrado, e a campanha dezembro vermelho dá sequência às Ações de prevenção, informação, conscientização em relação ao combate a Aids.
Nas diversas unidades em que a REVIVER está presente, esta campanha não só é lembrada mas ações são realizadas seja para colaboradores ou para os internos.


COMPAJAF
O dia Mundial de Combate à AIDS, foi comemorado no mês de dezembro de 2018 no auditório do COMPAJAF com a finalidade de levar informações para os colaboradores sobre a doença e diminuir o preconceito. Com a participação dos agentes de saúde do Bairro Santa Maria, onde apresentaram uma palestra através de slides que tem por função primordial alertar à todos sobre essa doença.
Por fim, também foi realizada a comemoração dos aniversariantes do mês.


CPV
No dia 10 de janeiro os setores Social e Enfermaria, realizou na portaria principal uma ação educativa para os visitantes dos reeducandos, em celebração ao Dia Mundial contra a AIDS (1º de dezembro). A finalidade da ação que integrou a campanha dezembro vermelho foi sensibilizar sobre o crescente número de casos e a importância de falar sobre o assunto. Foi realizado roda de conversa e distribuição de preservativos e panfletos informativo com o tema: Mitos e Verdades sobre HIV/AIDS com perguntas e respostas. A atividade atingiu cerca de 50% dos familiares dos reeducandos.


CPJ:
Intervenção Psicológica com Internas no Dezembro Vermelho
Entre as ações realizadas pelo Conjunto Penal de Juazeiro/BA, estão palestras sobre o HIV/AIDS e IST’s com profissionais da área de saúde que esclareceram dúvidas da população carcerária sobre os métodos de prevenção e tratamento, além de realização de testes rápidos, distribuição de material informativo e dinâmicas educativas sobre o tema. Essas ações visam atender a Nota Técnica nº14/2018 enviada pela diretora Biopsicossocial Miriam Bruno.

No dia 14/12/2018 aconteceu na Ala feminina uma Intervenção Psicológica sobre “Sexualidade, DST/HIV, IST’s e meios de transmissão”. Na ocasião foi proporcionado momento de escuta e discussão acerca do tema, além de apresentar de maneira lúdica as implicações e meios de transmissão por meio de dinâmicas e atividades semi dirigidas. Para essa ação, o setor de Psicologia contou com o apoio das estudantes ( Kaline Oliveira, Ilana Bandeira e Clarisse Mendes) do 9º período da graduação em psicologia da UNIVASF.

“Uma experiência singular, que mais uma vez afirmou para mim a diversidade de campos e experiência que a psicologia pode e já pôde proporcionar […] Essa experiência mostra pra mim que é preciso cuidar do outro na sua complexidade e independente de (pré) julgamentos. É preciso olhar para o outro como um ser humano que precisa ser cuidado com amor e gentileza, seja qual for o contexto” declarou a senhorita Ilana Bandeira.

A REVIVER está presente nas unidades citadas – CPV, CPJ e COMPAJAF – sob regime de cogestão, em parceria com o poder público. A empresa privada especializada em administração prisional compactua com as diversas campanhas que priorizam a informação e conscientização tanto dos colaboradores quanto dos internos.

LEIA TAMBÉM:
CPAB: Palestra de prevenção a IST

:: COMPAJAF, CPV, CPJ e  ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com