A REVIVER atua desde 2006 em unidades prisionais, e sem dúvida, o seu diferencial é realmente a busca contínua pela qualificação, otimização e sistematização de procedimentos exitosos; um trabalho sério e diversificado que tem a ressocialização como um dos nortes em sua política pautada na Lei de Execução Penal. Acreditando que cumprir uma pena não deve tirar do interno sua dignidade e condições de ser humano. Essa política é difundida em todas as unidades em que a REVIVER atua, como no Conjunto Penal de Valença que desenvolveu no ano corrente, variadas atividades laborais, listadas a seguir:
1 – Projeto “Semeando conhecimento”
O projeto tem o objetivo de explorar a diversidade de recursos que o cultivo de hortaliças pode proporcionar aos internos em regime semiaberto, possibilitando o desenvolvimento de práticas profissionalizantes com finalidade com finalidade socioeducativa. Entre janeiro e junho essa atividade contemplou vários internos de forma alternada.
2 – Curso “Criação de Codorna”
O objetivo da atividade foi formar profissionalmente os internos do regime semiaberto na criação de codornas. As atividades que tiveram sua segunda edição realizadas durante os meses de março e abril, contemplaram 30 internos.
3 – “Artesanato”
Desenvolver o potencial criativo, expressivo e de produção (para vendas), favorecendo o aprendizado de novas técnicas e práticas profissionais, o artesanato é uma atividade fortemente praticada no Conjunto Penal de Valença. As atividades que aconteceram entre janeiro e julho, não limitam o número de participantes, sendo praticada pelos internos que demonstram interesse.
4 – “Atividades Laborais Remuneradas”
Através desta iniciativa é possível a realização de trabalho remunerado pelo Estado a internos em regime semiaberto, nos setores de cozinha, lavanderia, padaria e serviços gerais (manutenção e limpeza).
Esta realização também aconteceu entre janeiro e julho de 2017.
A Lei de Execução Penal, Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, trata do direito do reeducando (condenado e internado) nas penitenciárias brasileiras e da sua reintegração à sociedade. A lei que tange diversas questões como assistências – jurídica, social, à saúde etc – também toca em questões ligadas a trabalho e educação. A REVIVER, empresa especializada em administração prisional, tendo suas ações pautadas na Lei de Execução Penal (LEP), tem consciência do seu papel na sociedade, seja na geração de renda, recolhimento de tributos ou contribuindo para que o detendo cumpra sua pena com dignidade e segurança.
:: ASCOM | Reviver
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply