CPS promove o Combate à Tuberculose

ASCOM CPS

“Alcançar, diagnosticar, tratar e curar todos”. Essa é a principal mensagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose celebrado em 24 de março e será marcado no Conjunto Penal de Serrinha por uma série de ações.

Programação promovida em conjunto com setor de saúde do CPS e, as secretarias de Saúde do Estado e do município de Serrinha, começaram ontem, 18, e seguirá até o dia 24. O cronograma inclui palestras, amostras de vídeos, exposições de pôsteres, jogos educativos, em prol da sensibilização e diagnostico precoce, mostrando que a tuberculose tem tratamento e cura.

Rebeca Lemos, enfermeira da Unidade, explicou que já na entrevista de inclusão do interno/reeducando são avaliadas questões de sintomatologia, “São questionados, por exemplo, se tem tosse há mais de duas semanas ou manchas indolores pelo corpo, para que, de imediato, seja encaminhado para exames e, se for o caso, isolamento e tratamento”, esclarece. “Essa medida irá contribuir para que os quadros clínicos não sejam agravados e, principalmente, que se diminua o risco de transmissão dessas doenças entre a massa carcerária”, destaca.

Fatores de risco para disseminação da doença na população carcerária

Algumas causas da doença são: confinamento, superlotação nas unidades prisionais, condições insalubres das celas, estado nutricional, uso de drogas, infecção pelo vírus HIV, maior exposição ao bacilo da tuberculose, maior probabilidade de adoecimento.

Segundo Diretor Adjunto do CPS, Robson Manoel dos Santos, “a realização das campanhas dentro da unidade tem o objetivo de qualificar a assistência em saúde do interno, além de proporcionar conhecimentos que poderão ser repassados para outros internos e familiares”.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.