O setor de Psicologia do Conjunto penal de Eunápolis, uma das unidades prisionais em que a REVIVER está presente, através do sistema de cogestão, desenvolveu o projeto “Metamorfose” com os reeducandos, durante o primeiro semestre deste ano.
O projeto Metamorfose foi idealizado pelas psicólogas Amanda Oliveira e Maria Aparecida de Miranda focando na perspectiva e necessidade de preparar a reintegração dos presos à sociedade bem como resgatar os conceitos de respeito ao ser humano com foco na individualidade, preservação da identidade, elevação de autoestima e outros elementos imprescindíveis ao saudável desenvolvimento do homem enquanto ser humano.
Em parceria com o setor de CRC da unidade, as atividades tem sido organizadas, já beneficiando 120 reeducandos. Faz parte do programa a realização de dinâmicas, discussões em grupo, produção de textos, utilização de recursos lúdicos e audiovisuais trabalhando temas como autoimagem, autoestima, relacionamentos interpessoais, retorno à sociedade livre, ansiedades, empatias, emoções, saúde mental e outros temas de relevância ao objetivo do projeto. A execução do projeto conta ainda com parceria de outros setores como terapia ocupacional, enfermaria, jurídico e serviço social.
O interno A.J.R. aprovou o projeto: “Gostei muito de ter participado do projeto Metamorfose. É bom saber que existem outras pessoas que se preocupam com nós e nos vêem como seres humanos que podem retornar à sociedade. É uma ótima oportunidade de refletirmos sobre nossas atitudes e perceber que existem outras possibilidades“.
Pretende-se com este projeto fortalecer ainda mais nos reeducandos, a noção de eles são os protagonistas de suas vidas e que existem diversas possibilidades positivas enquanto seres humanos, sendo privilegiados com o livre arbítrio.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply