CPE: Projeto Mão na Massa

CPE: Projeto Mão na Massa


O CPE realizou em 19/12/2018 uma cerimônia para contemplar o encerramento do projeto MÃO NA MASSA (Curso Básico de Padeiro). Essa é a segunda edição do Curso que foi idealizado pelo setor da Terapia Ocupacional em parceria com o setor de Nutrição e sob supervisão e mentoria do profissional Padeiro, todos profissionais atuantes no Conjunto Penal de Eunápolis.

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Visando oportunizar uma formação profissional aos jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis buscou-se apoiar e investir no Projeto “Mão na Massa” para promover a reinserção social dos indivíduos apenados. O projeto teve por objetivos qualificar 8 reeducandos que foram selecionados para que futuramente possam se candidatar ao mercado de trabalho com competência técnica na área de panificação e confeitaria. Os reeducandos também poderão laborar na padaria interna da unidade.

DEPOIMENTOS
Para o reeducando J.S.S., 23 anos, é a expectativa de uma nova oportunidade: “Serviu de terapia, aprendi uma profissão de padeiro e meu intuito é continuar aprendendo para me aprimorar nessa profissão. Hoje significa mais uma profissão no meu currículo. Agradecemos muito pela oportunidade.”

Além disso, o projeto Mão na Massa proporciona aos reeducandos o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de torná-los proficientes neste campo de atuação. O curso que teve carga horária de 80 horas, iniciou-se em 20/08/2018 com aulas teóricas e práticas.

Para o reeducando D.M.S., 44 anos, trata-se de um recomeço: “Só tenho a agradecer a Deus e a equipe do CPE que me deram essa oportunidade. Minha irmã tem uma padaria, eu antes ficava pensando ‘eu não sei fazer nada, nem um bolo nem um pão pra ajudar’. Procurei curso de padaria na cidade e não achei. Isso era um sonho pra mim, aqui tive essa oportunidade e quando sair já posso dizer, ‘pode deixar que eu tomo conta da padaria pra você’. Agradeço muito a oportunidade!”

A Terapeuta Ocupacional do CPE, Alanna Santos, acredita que essa iniciativa resulte na efetiva ressocialização da população carcerária: “O curso de padeiro oferece aos participantes uma forma de profissionalização e de exercício de atividade laborativa dentro da unidade. Pude perceber que a participação e valorização do trabalho dos reeducandos teve o poder de proporcionar a motivação necessária tanto para transformação de atitudes como despertou a possibilidade de ter uma geração de renda quando saírem.”


A reviver está presente no Conjunto Penal de Eunápolis sob regime de cogestão, em parceria com o poder público, sendo a única empresa em sua área de atuação a ter os processos reconhecidos através da certificação ISO 9001:2015.


:: CPE e
Comunicação REVIVER
comunicação@reviverepossivel.com