O Conjunto Penal de Eunápolis- CPE iniciou no dia 6 o projeto “Capoeira é Arte, é vida”, que oportuniza aos reeducandos momentos de formação, desenvolvimento de capacidades cognitivas e liberação de energia, além resgatar/reconhecer a identidade do nosso povo em prol do combate ao preconceito.
O projeto idealizado pelo Educador Físico do CPE, Gilvam Bacelar, começa com 15 reeducandos, porém o intuito é despertar o talento existente em cada um, no que tange a arte, a dança e a música através de incentivo da prática da capoeira. A metodologia consiste em pré-aquecimento, preparação física geral e de treinamento na formação de uma roda de capoeira.
“Os instrumentos que nos foram entregues para aulas de capoeira estão sendo de grande valia. Já estamos aprendendo a musicalidade e obtendo os conhecimentos rítmicos necessários para iniciarmos as aulas práticas de arte e defesa. Existem vários companheiros interessados no aprendizado, assim como alguns já tem noção de capoeira e querem se aperfeiçoar. Acreditamos que num futuro próximo, tenhamos bons capoeiristas”, contou o reeducando Fernando, integrante do projeto.
O projeto ainda prevê concursos, festivais, canções como forma de divulgar e envolver a população carcerária. Como evento maior, será realizado o “batizado”, com entrega de cordões dos graduados de acordo com a categoria e troca de cordas.
Leave a Reply