O Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho- COMPAJAF realizou uma palestra sobre conscientização e combate a Tuberculose promovida pela Enfermeira da Unidade, Solange Rezende, em conjunto com a Coordenadora da Atenção Epidemiológica do município, Tânia Maria.
Com o intuito de esclarecer a palestra explicou quais são os sintomas para diagnosticar e importância do tratamento. “A tuberculose sempre foi um grave problema de saúde para grupos de pessoas confinadas, especialmente em presídios, devido à sua transmissão respiratória”, disse a Enfermeira da Unidade, Solange Resende.
O confinamento e a superlotação contribuem para alguns fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose, incluindo pouca ventilação, superlotação, condições sanitárias adversas, baixo nível socioeconômico, disseminação do HIV e drogadição, aumentam o risco de adoecimento e transformam os detentos em importantes fontes de infecção do Mycobacterium tuberculosis, favorecendo a transmissão da tuberculose. Representam assim, uma ameaça à saúde pública e ao controle dessa endemia.
A falta de informação sobre o tratamento medicamentoso prejudica o controle e a cura da doença, acarretando em multirresistência aos fármacos utilizados e abandono do tratamento. Diante dessas informações citadas, foi esclarecida para população carcerária a importância do diagnóstico e do tratamento completo da tuberculose, atualmente não há nenhum caso de tuberculose no COMPAJAF.
Leave a Reply