COMPAJ: Teleconsultas para Internos
09/07/2020 | TELECONSULTAS PARA INTERNOS
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em conjunto com a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, está viabilizando teleconsultas com médicos especialistas para os internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim – COMPAJ (Manaus – AM). As teleconsultas serão viabilizadas por meio de plataforma virtual do Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
As teleconsultas são direcionadas aos internos, cujo caso clínico necessite de avaliação especializada. O clínico geral que atua na unidade prisional é quem faz o primeiro atendimento e determina se é preciso diagnóstico de um especialista. Após essa avaliação, ele entra em contato com o profissional requisitado por videoconferência ou por e-mail para que seja realizada a consulta e sua elucidação diagnóstica.
Se o médico especialista sugerir a realização de exames complementares, o médico clínico faz a solicitação e a equipe de enfermagem da unidade solicita via Sistema de Regulação (SisREG). Nos casos que exigem consulta presencial com o especialista, é feito o encaminhamento e aguardada a marcação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o diretor do Compaj, Lucas Maceda, o sistema adotado foi uma das soluções encontradas pela Seap para acrescentar e melhorar o atendimento clínico ofertado aos internos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. “Há uma grande demanda de solicitações de exames complementares e avaliações médicas especializadas no sistema penitenciário. Para que os serviços na área da saúde não parassem por completo, no Compaj, foi solicitada pela equipe médica a implantação da ferramenta na unidade”, explicou Maceda.
Segundo o Gerente Administrativo Oliveira, o emprenho da médica Gabriela foi muito importante para implementação desta iniciativa inovadora no ambiente prisional brasileiro. O Compaj é a primeira unidade prisional a aderir ao sistema de teleconsultas. A Seap já estuda a possibilidade de aplicar a ferramenta nas demais unidades da capital do Amazonas e do interior.
ESCLARECIMENTOS DA MÉDICA CLÍNICA DO COMPAJ, GABRIELA
VANTAGENS DA TELECONSULTA NO ANBIENTE PRISIONAL:
Eu já conhecia o serviço da Telessaúde, uma iniciativa do Estado. A Universidade Estadual do Amazonas organiza o núcleo do Telessaúde. É um serviço muito sério, muito organizado, muito prestativo. Já funciona no interior do Estado, em Manaus também, porque não trazer para o sistema penitenciário?
Através da teleconsulta eu consigo diminuir e otimizar o serviço de escolta médica, por exemplo. Se consegue redução de custo, deixando as escoltas mais para exames complementares, e consultas presenciais onde realmente é necessário que o especialista veja o interno pessoalmente. Esse serviço une 2 esferas: a atenção básica e a atenção secundário, num espaço de tempo bem menor que o convencional, tendo uma resposta no serviço de contra referência via email ou plataforma digital em poucos dias. Isso significa ter um diagnóstico mais rápido para o reeducando. A Empresa e os profissionais também ganham porque o núcleo possui por exemplo, teleducação. O profissional de saúde com isso, consegue se manter atualizado. Seja do trabalho ou de casa. Apesar da iniciativa estar no início, a ideia é que permaneça, possibilitando que os profissionais possam fazer uso, que se tenha um retorno melhor para a saúde do reeducando, diminuindo a complexidade, filas de espera, e evitando sobrecarregar ainda maior do sistema Único de Saúde(SUS).
REVIVER NO COMPAJ
Há exatos 12 meses a REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, está presente no COMPAJ, atuando na unidade prisional em parceria com o Poder Público – através da cogestão – e celebrando uma série de realizações principalmente no que tange a ressocialização, através de diversas iniciativas que incentivam o aprendizado, o trabalho, o aperfeiçoamento técnico dos detentos. Cada novo projeto, cada nova ação conjunta, é celebrada como se fosse a primeira. A grande satisfação, empenho de realizações está presente na REVIVER e toda a sua equipe desde 2005, quando a empresa passou a cogerir unidades prisionais.
A REVIVER possui seus processos reconhecidos através da certificação ISSO 9001:2015 e integra um Programa de Compliance/ Integridade, para assim, garantir e fortalecer a cultura da ética e transparência na empresa.
:: Comunicação REVIVER
comunicação@reviverepossivel.com
#REVIVER #SeapAm #SistemaPrisional #Compaj #cogestão #Saúde #teleconsulta #TelessaúdeAm #manaus #amazonas #iso9001 #complianceIntegridade