Atividades Educativas sobre o Folclore na Cadeia Pública de Estância/SE
O folclore é uma festa que une toda as tradições, crenças e lendas de um país. Ele é comemorado no dia 22 de agosto e se estende até o dia 19 de setembro.
A palavra tem origem no inglês, onde “folklore” significa sabedoria popular (onde folk = “povo” e lore= “sabedoria ou conhecimento”) e representa a manifestação cultural de cada região ou país.
O folclore apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. Pode-se dizer que o folclore apresenta o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos, identitários quando se procura conhecer o folclore de determinada região ou país.
Pertencem ao folclore: A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, danças regionais, canções populares, histórias populares, costumes populares, religiosidade, linguagem típica de cada região, artesanato e muito mais.
Em virtude dessa data, aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, na Cadeia Pública de Estância, essa comemoração, baseada em uma manifestação da Cultura Popular Brasileira, através de atividades em sala de aula, com amostras de mitos, lendas, parlendas e trava-línguas, onde foram confeccionados cartazes e os internos, junto a equipe Pedagógica interagiram divertindo-se com os trava-línguas, músicas, histórias regionais e parlendas. Também produziram colagens de personagens como Saci Pererê, Mula sem Cabeça, Minotauro dentre outros personagens.
A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, está presente na Cadeia Pública de Estância sob regime de cogestão, em parceria com o estado.
:: ASCOM | Reviver
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply