Esporte como ferramenta de reintegração social no Presídio do Agreste
Grande final do torneio intermódulos será realizado em maio
“Buscamos o desenvolvimento do intercâmbio esportivo, momento em que as divergências ficam de lado e os conflitos são apagados, proporcionando uma boa relação entre os reeducandos” professor de Educação Física do Presídio do Agreste, Elkson Oliveira, explica a importância da ação
Os esportes coletivos promovem o convívio social por meio da interação entre os participantes. No Presídio do Agreste, situado em município de Girau do Ponciano, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a empresa cogestora Reviver realizaram o torneio de futebol intermódulos entre os reeducandos. A iniciativa foi mais uma ação ressocializadora implantada na unidade prisional, que conta com 960 apenados.
Com metodologias diferenciadas, que buscam os benefícios sociais e a promoção da saúde dos internos, os jogos intermódulos têm propiciado mais tranquilidade e disciplina na unidade.
FIM DO TORNEIO
O torneio foi iniciado em 18 de abril, com os jogos entre os Módulos A e B. A partida foi arbitrada pelos próprios representantes de módulos. Ao todo, cinco rodadas já foram realizadas. As disputas do terceiro lugar e a grande final foram realizadas nos dias 30 de abril e 10 de maio, respectivamente. Mas com certeza, o lado mais positivo e enriquecedor é o decorrer da atividade, o desenvolvimento. O desfecho é parte da atividade, mas é o convívio, a socialização dos participantes o grande ganho. A proposta e campanha contínua de ressocialização da REVIVER em parceria com o Poder Público a grande vitoriosa.
:: SERIS E REVIVER
Texto de Mayara Wasty e Wilton Bernardo
Leave a Reply