Abril Verde

Tiago Fernandes, Auxiliar Administrativo da REVIVER, faz parte da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes
Tiago Fernandes, Auxiliar Administrativo da REVIVER, faz parte da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes


CONTEXTO –
ABRIL VERDE

Dia 7 de abril é o dia mundial da saúde e o dia 28 de abril é o dia mundial em memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Por isso, no mês de abril se dissemina mais fortemente, campanhas de conscientização e prevenção.

Abril foi escolhido para ser o mês da Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, mas claro que todo dia é dia de estarmos atentos, para não descuidarmos de nossa segurança, e se possível, alertar os nossos colegas. O importante é que estejamos trabalhando sempre, com a devida e necessária cautela e cuidados, e quando for o caso, usando o EPI adequado.

CONCEITO – Acidente do Trabalho
Segundo a Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos da Previdência Social o acidente de trabalho é definido pela lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade de trabalho, e que ocorre pela execução de atividades a serviço de uma empresa.

Ruben Dellagrave, Engenheiro do Trabalho, disponibiliza cronograma da CIPA no mural do Escritório Central da REVIVER
Ruben Dellagrave, Engenheiro do Trabalho, disponibiliza cronograma da CIPA no mural do Escritório Central da REVIVER


DICAS para evitar Acidentes de Trabalho:

1 – O uso do EPI (equipamento de proteção individual) 
O uso do EPI pelo trabalhador é obrigatório e essa obrigatoriedade deve ser reforçada pelo empregador, que deve inclusive fornecer todo o equipamento e renová-lo em caso de danos. É importante, para o colaborador ter a consciência de quão importante é usar esse equipamento. A partir dessa consciência, o ideal é que não espere ninguém lhe cobrar para usar o equipamento que serve para sua própria segurança. O uso do EPI é uma cultura necessária de ser difundida e praticada.

2 – Conheça as Normas Regulamentadoras
As Normas Regulamentadoras (NR) criadas pelo Ministério do Trabalho definem todas as regras a serem seguidas para garantir a segurança e a saúde do trabalhador, sendo obrigatórias para todas as empresas que admitem funcionários sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

3 – Treinamentos
Assim como o empregador deve investir em treinamentos, cabe ao colaborador, aderir, participar, para que realmente seguir as orientações e informações adquiridas.

4 – Converse sobre o assunto – Segurança no Trabalho
A segurança no trabalho é flexível e mutável, de acordo com as necessidades que vão surgindo ao longo do tempo. É importante que a Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (CIPA) discuta os riscos presentes no ambiente de trabalho.

A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional que iniciou suas atividades em 2002, operacionalizando a primeira unidade prisional através de sistema de cogestão em parceria com o Poder Público no final de 2006, tem seus processos reconhecidos pela certificação ISO 9001:2015.

:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.