No dia 20 de abril de 2018, o projeto “Diminuindo as Barreiras do Cárcere”, proposto pelo Setor Jurídico da empresa REVIVER, foi implantado no Presídio do Agreste como mais um instrumento visando fortalecer os trabalhos de Ressocialização, permitindo aos Reeducandos, por meio do sistema de videoconferência, usufruir do direito de visita, no sentido de manter contato com familiares que estão impossibilitados de visitá-los por conta da distância geográfica. A visita física, nestes casos, acabaria acarretando em altos custos financeiros com o traslado e estadia.
Nesse sentido, possibilitar aos reeducandos o contato com seus familiares, por meio do sistema de videoconferência, mostra-se como alternativa de baixo custo e altos benefícios, apresentando-se como um procedimento imprescindível ao processo de ressocialização.
Inicialmente, o projeto abrangerá apenas o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano, e a unidade feminina de Santa Lúzia, localizada no município de Maceió, possibilitando o contato entre companheiros e cônjuges. A tendência do projeto é se estender as demais comarcas de todo o Estado e abranger o maior número de pessoas.
Na ocasião de inauguração do referido projeto, a primeira visita virtual envolveu um casal de reeducandos, estando um segregado no Presídio do Agreste e outro no Presídio Feminino de Santa Luzia, ambos casados, que não se viam há mais de 03 (três) anos. O reencontro virtual foi pautado por muita emoção. Também foram contemplados com a visita os reeducandos: A.N.R., E. N. e A. N. F., todos internos no Presídio do Agreste, respectivamente irmãos e filho da senhora E. N.R., detida do Presídio Santa Luzia, na capital de Alagoas, os quais estavam sem contato familiar há 08 (oito) anos. Iniciada a videoconferência (visita virtual), a solidão do cárcere dos coadjuvantes deu lugar a emoção que transbordava em lágrimas de felicidade, tomando conta da sala emocionando a todos ali presentes.
Naquele momento, pode-se verificar em loco a alegria dos reeducandos, que, nas palavras do interno A. N. R., expressavam sua gratidão a iniciativa do projeto, onde assim se manifestou;
“Esse projeto é maravilhoso, e nos deixa muito gratos pela iniciativa da casa em nos proporcionar esse contato com nossa irmã que não víamos a tanto tempo”.
Foram ainda aproximados o casal C. P. L. S. e sua esposa M. R. B. S., os quais estavam sem contato havia 01(um) ano, onde desde a data de suas prisões não mais mantiveram qualquer contato. Separados pelos malefícios que a vida os proporcionou, amargaram na dor da distância entre o casal, além da privação de suas liberdades, a dura realidade de não poder acompanhar a gestação de 04(quatro) meses e o nascimento da filha do casal, hoje com 01(um) ano de idade. A distância foi amenizada pela videoconferência, sendo a primeira vez que o interno viu sua filha. Como não poderia ser diferente, o encontro emocionou a todos.
Com essa iniciativa o projeto aproxima pessoas e diminui barreiras, primando sempre pelo fortalecimento dos laços familiares daqueles que, com sua condenação, perderam o direito de convívio em sociedade, porém, não perderam a dignidade e a condição de ser humano, em atenção ao princípio da intranscendência da pena, dentre outros princípios norteadores da Lei de Execução Penal.
A REVIVER, empresa privada especializada em Administração Prisional, está presente no Presídio do Agreste sob regime de cogestão, em parceria com o Poder Público, sendo a única empresa em sua área de atuação com certificação ISO 9001:2015.
:: Presídio do Agreste & ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply