PA: Educar para Incluir

projeto-educar-para-incluir-1
“Educar para Incluir”, é o projeto que está sendo desenvolvido no Presídio do Agreste com o objetivo de implantar a educação da modalidade à distância (EAD), possibilitando que os reeducandos tenham acesso a cursos de nível superior 100% online, em parceria com a Universidade Norte do Paraná-UNOPAR do Polo Arapiraca-AL.

O projeto foi idealizado pelos gestores da unidade e elaborado pelo setor de Serviço Social, o qual está realizando o monitoramento necessário para que seja concretizado.


“A educação deve ser o principal aspecto a ser trabalhado no processo de ressocialização e o Presídio do Agreste está viabilizando os meios para que isso aconteça”
relatou a assistente social Janaina Amorim.
“É com projetos como esse da UNOPAR que podemos confirmar a necessária participação da sociedade no processo de ressocialização, tendo a cogestão como importante elo de ligação na preparação de cidadãos privados de liberdade para a volta a sociedade Alagoana, dando-lhes condições, no período de reclusão, de buscar melhores condições para enfrentar de forma menos danosa o estigma de ex-presidiário, mantendo através da ferramenta da educação a esperança de um recomeço mais promissor”, ressaltou o diretor do Presídio do Agreste Sr. Alexsandro Luz.

dscn5456-foto-para-site
Até o momento 15 reeducandos foram inseridos no projeto. Destes, 9(nove) já tiveram a oportunidade de participar do vestibular realizado no dia 08 de fevereiro nas dependências da unidade, por meio de uma redação cujo tema foi “A Dengue continua assombrando os brasileiros”. Após o resultado os familiares dos reeducandos efetuarão a matrícula na Universidade.

Os cursos escolhidos foram: Gestão Comercial, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Sociologia e Gestão de Produção Industrial, e as aulas estão previstas para começar na primeira quinzena do mês de março.
Vale ressaltar que as atividades acadêmicas serão realizadas na própria unidade com supervisão da profissional de Pedagogia do Presídio do Agreste.
A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional, está presente no Presídio do Agrestes/AL sob regime de cogestão, em parceria com o estado. A empresa que tem sua política de qualidade pautada na LEP (Lei de Execução Penal) é a única em sua área de atuação a ter certificação ISO 9001:2015.    
:: Karla Cristiane (Gerente Administrativa do PA) & ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.