REVIVER: Setembro Amarelo

pa-para-site-3
Palestra sobre a campanha “Setembro Amarelo” no Presídio do Agreste/ REVIVER

REVIVER: Setembro Amarelo

Os números divulgados pela organização Mundial de Saúde são alarmantes. Os últimos números são de 2012, e impressionam:
– A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo
– 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes
– 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média
– Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo

Assuntos como suicídio e depressão precisam deixar de ser tabu. Já passou da hora das pessoas falarem sobre isso, se informarem sobre isso, e consequentemente refletirem, e se verem como alguém que pode estar próximo de uma pessoa com depressão, com pensamentos suicidas, ou mesmo reconhecer que por algum motivo não está bem, e pode estar precisando de ajuda. Trazer essa discussão à luz, para a roda de papo seja com amigos ou familiares, pode ajudar, definitivamente.

Segundo a psicóloga Karem Scavacini, cofundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio,
além de sinais diretos que uma pessoa emite quando tem intenção de se matar como falar explicitamente de querer morrer, alguns sinais indiretos podem ser percebidos como por exemplo: começar a se despedir de parentes e amigos, apresentar irritabilidade, choros frequentes. Sinais podem se agravar com a tentativa de colocar as coisas em ordem e ter uma aparente melhora de um quadro depressivo grave, conhecido como “falsa calmaria”.
    
É mais do que óbvio que a campanha Setembro Amarelo é séria, importante e necessária. Empresas, pessoas precisam aderir de alguma forma para que mais pessoas conheçam, saibam como reconhecer os sinais, prevenir, perceber e ajudar alguém que pode estar bem do lado precisando de atenção.

A REVIVER, uma empresa especializada em administração prisional, já adotou a campanha e esse assunto vem sendo discutido, seja para colaboradores, seja para os presos.

Palestra para Intermos e visitantes na cadeia Pública de Estãncia
Palestra para Intermos e visitantes na cadeia Pública de Estãncia


Campanha nas Unidades REVIVER

Presídio do Agreste – O corpo técnico da unidade realizou no dia 22 de setembro de 2017, palestra sobre o Setembro Amarelo, objetivando promover conhecimentos acerca dos sinais e sintomas que podem desencadear o suicídio, assim como as situações que podem influenciar no equilíbrio emocional do apenado, incentivando a participação nos atendimentos psicológicos.

Espera-se minimizar as queixas relacionadas ao sofrimento psíquico entre os reeducandos instrumentalizando-os para os cuidados relacionados a saúde mental, evitando o uso indevido de psicotrópicos e aumentando assim a assiduidade nos atendimentos psicológicos e o acompanhamento com a equipe de saúde.

Na oportunidade o setor de psicologia entregou frases de músicas relacionadas a valorização da vidas aos reeducandos que puderam expressar os seus sentimentos em relação àquelas frases e como elas lhes tocaram.

No Conjunto Penal de Valença(CPV), Cadeia Pública de Estância(CE) e de Areia Branca(CPAB) também foram realizadas palestras aos reeducandos e colaboradores, fortalecendo o eco da campanha, e assim, difundindo mais informação e abertura ao diálogo sobre o assunto.

No dia 15 de setembro foi publicada uma matéria sobre palestra como uma das formas de difundir a campanha na cadeia Pública de Areia Branca. Para ler, basta acessar o link https://reviverepossivel.com/cpab-setembro-amarelo/

Leave a Reply

Your email address will not be published.