Campanha “Setembro Amarelo” na REVIVER/ Cadeia Pública de Areia Branca
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014 e foi abraçada pela REVIVER/ Cadeia Pública de Areia Branca.
REVIVER/ Cadeia Pública de Areia Branca
A unidade realizou, nos dias 13 e 14 de setembro, uma palestra a seus colaboradores, ministrada pelo Diretor da Unidade Joselito Ferreira Resende e as duas Psicólogas, Michelle Cristina Marques e Lara Andressa Vasconcelos Pimentel.
Segundo o Diretor da Unidade CPAB e palestrante:“O projeto desenvolvido pela Reviver, conjuntamente com a SEJUC direcionado aos colaboradores desta unidade, desperta as feridas internas e seus tratamentos, antes que ocorra uma progressão que leve ao suicídio”
Aderir à campanha Setembro Azul é uma possibilidade, e cada um pode fazer de variadas formas. Para começar, é despir-se de preconceitos e procurar se informar sobre o assunto. Um próximo passo pode ser tentar saber como lidar com pessoas que estejam com depressão ou pensamentos suicida. Segue abaixo algumas dicas:
1. Busque entender sobre o assunto
2. Ouça-o
3. Mostre que você se importa
4. Entenda, e não julgue
5. Estenda a mão
6. Ajude-o a reconhecer motivos para continuar a viver
7. Faça-o sentir-se útil
8. Encoraje-o a buscar ajuda especializada
:: ASCOM | Reviver, CPAB e site https://familia.com.br
Fale conosco: comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply