Presídio do Agreste: Dia dos Pais
No dia 10 de agosto foi realizado um evento em comemoração ao Dia dos Pais para os reeducandos do Presídio do Agreste. O evento planejado pelos setores de Serviço Social e Psicologia da unidade adotaram o tema “Pais e Filhos: encontro de valores”.
O projeto foi planejado em algumas etapas foi iniciado em 20 de julho com construção de cartazes por reeducandos. Estes apresentaram suas criações – imagens e mensagens – no dia do evento para os companheiros de convívio e os familiares presentes. A partir desta data também, o setor de serviço social disponibilizou um espaço no local de atendimento familiar para que pais, filhos e esposas pudessem escrever cartas para os familiares recluso na unidade.
As cartas elaboradas para os reeducandos do módulo E foram entregues no dia do evento pelos profissionais do corpo técnico que se fizeram presentes e contribuíram para a realização do evento: Psicólogos, Assistente Sociais, Advogados, Estagiarias, Terapeuta Ocupacional, Pedagoga, Educador Físico, Enfermeira, Farmacêutica, Odontólogo e sua auxiliar, Técnico em Segurança do Trabalho, Nutricionista, Chefe de Cozinha, Coordenador de Segurança e Gerências da Reviver.
Vale ressaltar também, que o evento contou com a presença do Defensor Público Dr. André Chalub, o qual abordou o tema sobre direito a paternidade e o trabalho que tem sido realizado em parceira com o setor de Serviço Social do Presídio do Agreste. “Desde a implantação da unidade esta parceria conseguiu viabilizar cerca de 120 certidões de nascimento, algumas delas com reconhecimento de paternidade por meio do Projeto Pai Presente do Conselho Nacional de Justiça, concedendo gratuidade, na forma da Lei nº 1060/50” esclareceu Dr. André Chalub.
Segundo a assistente social Patrícia Rodrigues, projetos como estes contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares e viabilizam o acesso aos direitos dos reeducandos. Já a psicóloga Suely Miranda ressalta que o encontro proporcionou aos reeducandos um momento de reflexão sobre a figura paterna e sua atribuição no contexto familiar. Contemplando o resgate de valores e sua importância na relação fraterna.
A REVVIER, que tem sua política pautada na lei de Execução Penal, está presente no Presídio do Agreste, através do sistema de cogestão, em parceria com o estado.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply