Viveiro Florestal na CPAB

cpab-visao-geral-foto-asn
Semarh quer implantar viveiro florestal na Cadeia Pública de Areia Branca

Na manhã desta quarta-feira, 26, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, foi até Cadeia Pública Territorial de Areia Branca, na região Agreste, apresentar ao diretor da unidade prisional, Joselito Ferreira Resende, a proposta de implantação de um viveiro florestal, projeto que visa, além de contribuir com a recuperação de áreas degradadas, a ressocialização dos detentos que estão em regime provisório.

De acordo com Olivier Chagas, a ideia, ainda embrionária, seria solidificada em parceria com a Secretaria de Justiça e Defesa ao Consumidor (Sejuc), o Ministério Público do Estado e o Tribunal de Justiça.

“O objetivo é trabalhar em parceria. Umas das ações importantes que o Estado faz é punir as pessoas que cometem crimes, mas o Estado também busca ressocializar essas pessoas. Por isso, queremos colaborar com ações ambientais de reflorestamento, associado a palestras de conscientização para que, dessa forma, a gente utilize essa mão de obra ociosa e ajude aos que cometeram crimes voltar à sociedade com outra visão de mundo”, sublinhou o secretário, ao complementar que o viveiro cultivará espécies nativas de Mata Atlântica e de Caatinga, principais biomas de Sergipe que estão degradados.

Para o diretor da Cadeia Pública, a proposta da Semarh é extremamente positiva. “Instigaria por demais a gente trabalhar num projeto como esse, afim de possibilitar a reinserção do preso, fazer com que ele possa pensar e agregar valores à condição moral e ética como ser humano, além de promover uma melhoria no meio ambiente com o reflorestamento, cuidando das matas. É a união do útil ao agradável. Vai ocupar o interno para que ele tenha oportunidades. Vejo de forma positiva. Havendo condições técnicas e pessoal, ficaremos felizes em ajudar. Estamos aqui para isso. O gestor da Sejuc vai se reunir com Olivier para ver as possibilidades”, garantiu.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas conhecendo as instalações da Cadeia Pública de Areia Branca/SE
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas conhecendo as instalações da Cadeia Pública de Areia Branca/SE


Estrutura

Antes da reunião, Olivier conheceu as instalações da Cadeia Pública de Areia Branca, que foi inaugurada pelo governador Jackson Barreto no último mês de março, e ficou impressionado com tamanha organização da cadeia, que é gerida pela empresa Reviver, numa parceria público-privada. “Percebemos uma nova forma de gerenciar o sistema prisional. É um dos melhores presídios do Estado e do Brasil”, elogiou ele.

A construção da cadeia contempla um módulo administrativo e dois módulos para internos. Nos dois módulos para internos, são 398 vagas para presos provisórios, assim distribuídas: triagem – oito celas com capacidade para 48 internos; pessoas com deficiência e idosos – seis celas para 36 internos; permanência – 56 celas para 336 internos; módulo individual – 14 celas para 14 internos; consultórios médico e psicológico; posto de enfermagem e farmácia, sala de monitoramento e áreas para visita íntima e banho de sol também fazem parte da estrutura inaugurada.  Já o módulo administrativo possui salas de diretoria; salas de apoio administrativo e de reunião; sala de controle e rádio; alojamento da Guarda; parlatório; almoxarifado e sala multiuso.

A Cadeia Territorial de Areia Branca possui estrutura em concreto armado, muro com concertina com seis metros de altura, três guaritas elevadas internas para monitoramento, casa de lixo e de gás, reservatórios de água com capacidade para 150.000 litros e de reuso com capacidade para 160 mil litros, estacionamento com 41 vagas, sendo oito pessoas com deficiência e idosos, sistemas de prevenção contra incêndio, de alarme e de Prevenção Contra Descargas Atmosféricas.

Fonte: Ascom/Semarh

Leave a Reply

Your email address will not be published.