Em abril reiniciaram as aulas no Conjunto Penal de Serrinha. Como registro do momento foi realizada uma aula inaugural pela Escola Anexa Cleon Pimentel Ferreira EJA 1 e EJA 2 e Escola Anexa Rubem Nogueira EJA III. Ambas funcionam nas dependências do Conjunto Penal de Serrinha, unidade prisional que tem a presença da REVIVER através de regime de cogestão, atuando em parceria com o Estado.
Participaram do evento representantes da pastoral carcerária, defensoria pública, promotoria, direção do NTE 04 (Núcleo Territorial de Educação, direção, gerência, professores e corpo técnico da Unidade. O evento contou com a participação especial de Isaías Moreno, Jessé e Jair, os três são músicos da terra, sendo o último, integrante da banda Chicabana.
Em depoimento, um interno do pavilhão A que estudou no ano letivo de 2016 e continua seus estudos no ano letivo de 2017, para quem a educação assume um importante papel. “Hoje já sei ler, escrever, melhorei a forma de me expressar através dos estudos, só traz benefícios pra gente”, afirmou o interno e concluiu com a frase de Augusto Cury: “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência”.
Esse depoimento nos gratifica, pois percebemos os resultados de todo um trabalho, reforça a importância da educação nas prisões no sentido de fazê-los refletir sobre sua condição, criando perspectivas para o futuro. Como afirma Mahatma Gandhi “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply