Mês de junho na REVIVER foi marcado, entre diversas atividades, pelo ciclo de cursos de Auditor Interno que aconteceu para colaboradores das diversas unidades em que a empresa privada especializada em administração prisional está presente.
Contando com o vasta experiência de 2 consultores – Albano Falcão Moura e Sérgio Sabino de Carvalho – , foram realizados 3 cursos, atendendo a antigos e novos auditores.
UNIDADES CONTEMPLADAS
O primeiro curso aconteceu em Salvador nos dias 3 e 4, para as seguintes unidades contemplando os colaboradores de Valença, Juazeiro, Serrinha e Eunápolis.
O segundo curso aconteceu em Aracaju/SE nos dias 10 e 11, contemplando os colaboradores de Estância, Areia branca e do Agreste, além da própria Aracaju.
O terceiro curso foi direcionado aos colaboradores do Presídio Masculino de Lages/SC nos dias 19, 20 e 21.
Acompanhe abaixo 3 perguntas que foram feitas ao consultor Sérgio Sabino de Carvalho, responsável pela realização curso em Lages:
1 – REVIVER: Qual a importância da capacitação contínua do Auditor Interno?
Sérgio Sabino de Carvalho: O processo de formação de auditores internos é uma excelente ferramenta para a melhoria da gestão e o aprendizado organizacional, pois desenvolve colaboradores capazes de estar com senso crítico apurado na busca constante de aperfeiçoamentos e aptos a avaliarem seu sistema de gestão frente à certificação adotada.
2 – REVIVER: Sei que este curso – Auditor interno – é tão importante para o colaborador que vai se tornar um auditor tanto quanto para quem já desempenha a função. Pode comentar porque é tão importante para o colaborador nas duas situações?
SSC: Aquele que já fez uma capacitação consegue em outros encontros, trocar experiências e avaliar seus métodos de investigação; para o colaborador que está em sua primeira formação, lhe abre um novo modo de observar o dia-a-dia da organização à luz dos requisitos normativos. Sou auditor líder desde 2002 e ainda continuo em aprendizagem, pois é um caminho que não tem fim, o de desenvolvimento profissional.
3 – REVIVER: A novidade deste curso fica por conta da orientação sobre a transição do ISO 9001:2008 para ISO 9001: 2015?
SSC: Exatamente. Após a revisão de 94 para a versão 2000, esta é a revisão que causará impacto significativo nas organizações, pois traz conceitos que antes não eram abordados na norma anterior:
– avaliação de riscos para o negócios, associado ao produto/serviço fornecido pela organização;
– definição de necessidades de partes interessadas, além do cliente que já era considerado;
– refinamento de conceitos antes abordados na edição anterior, que promovem a melhoria da gestão, como o assunto relativo a ações corretivas e desenvolvimento de planos que atendam os objetivos da qualidade estabelecidos.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply