A REVIVER Administração Prisional vai realizar amanhã e domingo (3 e 4/6/17) o Curso de Auditor Interno em Salvador, contemplando atuais e futuros auditores das diversas unidades prisionais espalhadas por Sergipe, Santa Catarina, Alagoas e Bahia, além do Escritório Central(Salvador-BA). A Assessoria de Comunicação da REVIVER fez uma breve entrevista com Afonso Paiva, o Coordenador da Qualidade na empresa, a fim de esclarecer a importância e como impacta a atuação do Auditor Interno no desempenho da empresa e manutenção de seus processos.
1 – Assessoria de Comunicação (Wilton Bernardo): A REVIVER é uma empresa exigente com seus procedimentos, com a qualidade e implementação de seus processos, sendo detentora de certificação ISO 9001:2008 desde dezembro de 2009. Sabendo que para manter a certificação, é necessária passar por uma avaliação anual através do órgão acreditador – Bureau Veritas – ou seja garantir uma qualidade e organização. Como o curso de auditor interno colabora com essas perspectivas?
Qualidade Reviver (Afonso Paiva): O sistema de Gestão da REVIVER é baseado no no ciclo do PDCA ( planejar, fazer, checar e agir), divulgado pelo guru da administração William Edwards Deming.
O curso de auditor interno é importantíssimo na atualização dos auditores já capacitados bem como a na capacitação dos novo profissionais. Estes auditores atuam significativamente nas auditorias internas, na checagem e ação de procedimentos.
2 – Assessoria: A novidade deste curso fica por conta da orientação sobre a transição do ISSO 9001:2008 para ISSO 9001: 2015?
Qualidade: Sim. Porém, além da atualização da norma do 2008 para 2015, temos um meio de recapacitar os auditores, dando um gás para os antigos e trazendo novidade para os recém-inseridos na função.
3 – Assessoria : Com qual frequência você sugere que as empresas promovam capacitações e recapacitações para seus colaboradores ?
Qualidade: Cursos, atualizações são importantes não só para formar o colaborador no sentido prático de uma preparação técnica, mas estimulá-los, impulsioná-los . O ideal é que as empresas realizem essas atividades anualmente.
4 – Acessoria: Os colaboradores que passarem pelo curso de Auditor interno estarão aptos a planejar e prepara uma auditoria?
Qualidade: Essa formação traz essa capacitação aos participantes. Mas esse planejamento é desenvolvido pelo Setor de Qualidade da REVIVER que é composto por mim, e por Jéssica Merces, assistente da Qualidade. Nós temos uma visão macro dos processos da empresa, e ao mesmo tempo que acompanhamos a realização do curso de auditor, estamos também atentos às auditorias. Assim, ficamos em constante atenção a processos críticos, por exemplo, como Portaria e Operações. Consideramos todas as áreas importantes, mas há especificidades que suscitam mais atenção.
E para viabilizar cursos como o de Auditor Interno, há um acompanhamento dos gerentes administrativo e operacional – Jirlene Gomes e Alcimar Soares.
5 – Assessoria: Qual a expectativa da REVIVER e do setor de Qualidade com relação ao curso de Auditor Interno do SGQ?
Qualidade: A expectativa principal é manter a equipe atualizada e capaz de trazer bons resultados nas auditorias internas, ou seja, precisão e objetividade que possibilite a correção bem como melhorias do sistema de gestão. O curso também traz aumento da valorização e confiança por parte do colaborador e o interesse na continuidade do processo.
:: ASCOM REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Leave a Reply