No dia 07 de Dezembro, o Conjunto Penal de Eunápolis – CPE realizou cerimônia para o encerramento do programa Todos pela Alfabetização – TOPA. O TOPA é um programa criado pelo Governo da Bahia com intuito de reduzir o analfabetismo e, consequentemente, a pobreza no estado. O setor da pedagogia da unidade acompanhou todas as aulas que iniciaram no mês de Abril e concluiu a alfabetização de 18 internos.
O professor do programa, Warlen, que é um dos internos, agradeceu a missão que lhe foi confiada. “Como monitor do TOPA fico agradecido pela oportunidade que me foi dada. Agradeço a pedagoga Nivia pelo carinho que teve com todos os reeducandos e pela organização dos trabalhos. Com o TOPA já plantamos uma semente e esperamos rega-la para que a educação cresça com força, pois ela é fundamental para a ressocialização dos internos”, disse.
A cerimônia contou com a presença do Diretor Adjunto Rogério Lopes e Gerente Administrativo Ricardo Leão os quais parabenizam todos os alunos e profissionais engajados no projeto salientando a importância da educação para pessoas privadas de liberdade. “Sem dúvidas, para alguns internos a conclusão desse programa foi o primeiro passo dado para a busca de uma vida melhor. A educação é um dos pilares mais importantes para alcançar os objetivos. Não importa a idade ou o local, a educação tem o poder de transformar”, comentou o Gerad, Ricardo.
“Foi uma grande satisfação ter participado desta realização maravilhosa que aconteceu nesse ano de 2015. Aguardamos com muita expectativa a implantação do TOPA no CPE. Nós aprendemos a ler, escrever e conhecer melhor a nossa cultura. Agradeço a Direção da unidade, a pedagoga Nivia e todos aqueles que ajudaram”, disse um dos alunos, E. S. S., 38 anos.
Durante a cerimônia foram apresentados vídeos, realizadas leitura de poesias e distribuição de canudos para simbolizar a formatura dos reeducandos concluintes do programa TOPA.
Leave a Reply