CPJ inaugura Escola de Confecções

Ascom CPJ

Por Ramáiana Leal/ SEDIS

Uma nova Escola de Confecções do Programa Qualifica Juazeiro foi inaugurada pelo Prefeito Isaac Carvalho na última sexta-feira, 11, no Conjunto Penal, cumprindo a agenda de inaugurações do Toda Sexta tem Obra. Uma turma de 10 detentas terá aula de corte e costura. O Qualifica Juazeiro é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS.

Acompanharam o Prefeito na inauguração o Diretor do Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania, Raimundo Nonato, o Pedagogo do Presídio, Enio Silva, o Presidente da OAB, Dr. Arthur Carlos Filho, o Diretor do Presídio, Manoel Thadeu, a Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsai Amaral, o Secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, os vereadores Anderson Alves e Damião Medrado, além de assessores e parceiros.

A promoção da Escola de Confecções acontece em parceria com o Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania. Foi implantada em março desse ano e, recentemente, formou cerca de 130 mulheres no curso de Corte e Costura, no Colégio Tableau. Novos cursos de Corte e Costura serão oferecidos pela Escola de Confecções no IFBA e no Bairro Tabuleiro.

Durante a inauguração no Presídio, o Diretor da instituição, Manoel Thadeu, disse estar extremamente feliz em receber o curso. “Nosso principal foco é trabalhar a ressocialização e esse programa vai nos ajudar nesse sentido. As detentas terão oportunidade de se capacitarem para que, ao sair daqui, tenham um curso técnico e sejam inseridas no mercado de trabalho”, afirmou.

Francilene da Silva é uma das detentas e vai ajudar na condução do curso dentro do presídio. Ela está ansiosa para que o curso comece. “Eu acredito que vai ser muito bom. Vou aprender mais e ocupar a mente. O curso será uma oportunidade para mim e às outras detentas de, quando sair, ter um emprego”, disse.

Para a gestora da pasta do Social, contribuir para a ressocialização é uma iniciativa positiva para toda a sociedade. “Isso traz benefício social para todos nós. Estávamos na expectativa para esse dia, pois é uma alegria ter a possibilidade de oferecer um curso a essas pessoas que talvez já estivessem sem esperanças para a vida futura. Com o curso, elas se distraem, enquanto aprendem e se preparam para uma nova vida”, reitera Lindsai Amaral.

O Prefeito Isaac Carvalho agradeceu a todos que estavam presentes ao ato e prometeu pensar em mais cursos do Qualifica Juazeiro para levar ao presídio. “Eu gostei muito do que ouvi aqui, inclusive do senhor Valdemar, da Pastoral Carcerária, e acredito que a gente tem que pensar em mais cursos do Qualifica e trazer para cá. Esses cursos dão a oportunidade deles aprenderem e terem condições de trabalhar no futuro. São pessoas, seres humanos, necessitam ser mais cuidados, precisamos nos preocupar com suas vidas, seu futuro. Podemos fazer parcerias com fábricas e contratar essas moças, por exemplo, assim que elas estiverem formadas. Trabalham aqui dentro. Não tenho dúvida que sairão daqui grandes profissionais. É obrigação nossa construir caminhos de vida melhores para todos, inclusive para as pessoas à margem”, conclui Isaac.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.