O Conjunto Penal de Serrinha – CPS, no dia 10 de novembro, realizou as ações da campanha do Novembro Azul, através do seu setor de saúde que por meio de atividades interdisciplinares.
Além do atendimento médico, os internos participaram das palestras com orientações sobre os cuidados com a saúde do homem com foco na importância do exame de toque retal e da dosagem sérica de PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata, além do teste rápido de IST/HIV, avaliação médica/urológica, vacinação, teste de glicose, além de atendimentos biopsicossociais.
Entre os parceiros presentes, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Serrinha, o LACEN, SMS, VIEP, CTA, NASF e o Programa de Saúde do Homem – PSH; órgãos vinculados à Prefeitura Municipal de Serrinha.
Mesmo sendo parte do Novembro Azul, a proposta foi trabalhar não só a prevenção ao câncer de próstata, mas os cuidados com a saúde integral do homem. “Aproveitamos esse gancho para desenvolver diversas ações de saúde, como o controle da pressão arterial, o estímulo ao auto-cuidado, a atenção às questões do próprio ambiente, entre outras. Todas essas ações vêm para somar com outras que a Unidade já tem na sua grade de atendimento. O mais importante é estarmos fazendo essa interação, que é um marco no resgate da cidadania. Pequenas ações contínuas podem fazer uma grande diferença no fim”, ressaltam as Enfermeiras do CPS, Rebeca Lemos e Vanessa Araújo.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer de terceira idade. E, embora as chances de cura sejam maiores se o tratamento for realizado no início, “o diagnóstico precoce da doença é muito importante para aumentar as chances de cura, mas infelizmente muitos homens não aderem ao exame por preconceito”, afirma o Médico Clínico do CPS, Sergio Everton Athayde.
Leave a Reply