Conjunto Penal de Valença realiza o projeto Arte e Educação

Ascom CPV

No período de maio a outubro, foi realizado pelos setores de Pedagogia e Psicologia o projeto Arte e Educação nas salas de aula do Conjunto Penal de Valença – CPV. Com o propósito da articulação técnica da Psicologia no contexto escolar, o projeto permitiu aos participantes, reflexões sobre si mesmo enquanto sujeitos criativos com capacidade de aprender usando a imaginação como um elemento facilitador.

No âmbito da educação formal, em especial, na Educação de Jovens e Adultos – EJA, a arte educação configura como um instrumento que oportuniza o desenvolvimento do potencial criador e reflete a convivência cultural na medida em que ao se relacionar com a arte o sujeito internaliza e externa conhecimentos sobre o seu mundo.

A arte educação é um recurso pedagógico, que associando ao conhecimento da psicologia pode fortalecer a relação entre a apropriação do conhecimento, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores – percepção, atenção, linguagem e pensamento, por exemplo;  e o processo de socialização.

Foi realizada uma seleção criteriosa de contos com temáticas variadas abordando os contextos de família, escola, cidadania, afetividade entre outros, onde os participantes foram incentivados por meio de discussões a refletir sobre si mesmo e a darem suas opiniões. Em seguida expressaram por meio de técnicas de arte (desenho, pintura e colagem), os sentimentos e emoções provocados durante os encontros.

Os setores de Pedagogia e Psicologia entendem como importante a realização deste projeto por ele colaborar por meio das construções ao longo das atividades no processo de ensino aprendizagem, além de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de capacidades cognitivas e de habilidades.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.