O Conjunto Penal de Eunápolis – CPE promoveu, no dia 12 de setembro, a segunda edição do projeto SOSAU – Social, Saúde e Ressocialização – para os familiares e visitantes dos internos. Na ação, mais de 115 visitantes (adultos/crianças) foram assistidos com diversos serviços, além de informações úteis para o bem estar para uma melhor qualidade vida.
Os serviços foram: aplicação de flúor – Odontologia, feira de exposição de artesanato – Terapia Ocupacional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia – Enfermaria, brinquedoteca – Pedagogia, escala de ansiedade – Psicologia, orientação sócio assistencial, balcão de dúvidas jurídicas, avaliação nutricional e orientações de atividade física.
“Nem esperada algo assim”, disse a visitante Arlete pela surpresa. E continuou: “ Foi bom participar, porque eu vi que ele tem serviços bons e importantes. Os técnicos tiraram minhas dúvidas, foi muito bom mesmo”.
Para a Técnica de Enfermagem do CPE, Danielle Brasil, além da exposição dos artesanatos que elevam de maneira positiva a auto estima, a pluralidade dos atendimentos foi um diferencial,”o atendimento aos familiares com uma abordagem especial através de uma equipe multidisciplinar fornecendo orientações jurídicas, físicas, nutricionais, psicológicas e de saúde”, afirmou.
A ação contou ainda com a participação dos convidados: João Lucas Bonfim, bioquímico do Laboratório X-LAB, o qual procedeu com a tipagem sanguínea dos visitantes e, também, da Assistente Social do INSS, Valquiria Muniz, que auxiliou o setor Social com informações relevantes sobre requerimentos de auxílio reclusão e outros benefícios previdenciários.
“Ações como essa demonstram o profissionalismo, competência e seriedade o qual o Corpo Técnico tem desenvolvido suas atividades no CPE. Costumo dizer que para trabalhar no sistema prisional é necessário ter um lado humanístico mais apurado que o comum. Outros projetos dessa natureza são desenvolvidos no dia a dia de nossa unidade e identificamos a necessidade de acolher os familiares dos reeducandos, de forma que todos sintam os efeitos da ressocialização”, concluiu o Gerente Administrativo, Ricardo Leão.
Leave a Reply