“Estimular a leitura é uma das formas encontradas para a ressocialização de reeducando”, afirmou a colaboradora, Danyérica, ao falar do o Projeto “Conte outra vez: resgatando a cidadania pela leitura”, realizado no Conjunto Penal de Serrinha- CPS no dia 11 de agosto.
O empenho em incentivar à leitura crítica e consciente dentro do ambiente carcerário partiu da equipe multidisciplinar do CPS que levaram a proposta de trabalho à direção da unidade, que abraçou a causa.
O objetivo do projeto é possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens e proporcionar ao reeducando através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
A participação dos reeducandos é voluntária. Ressaltando que, após a leitura do livro, os mesmos elaboram uma resenha onde texto é avaliado pelo professor de Língua portuguesa que encaminhará o atestado de participação no projeto, com aproveitamento, bem como a carga horária cumprida, ao Juiz da Vara de Execuções Penais para que este possa acolher a título de remição da pena.
A coordenadora Pedagógica, Railda Araújo destaca que o custo do projeto é nulo. A unidade tem disponível mais de 600 títulos na própria biblioteca e já observou algumas mudanças nos participantes. “Eles preenchem o tempo ocioso, então cometem menos faltas disciplinares. O objetivo maior do projeto é a ressocialização e esperamos que isso ocorra. Estamos oferecendo uma leitura de qualidade para que o reeducando tenha uma referência quando sair e quem sabe uma nova visão da sociedade”, disse.
Como funciona?
O projeto terá a duração de 4 meses com encontros quinzenais, leitura diária nas celas, produções escritas e orais individuais e em grupo. Inicialmente, o projeto contará com um grupo de 20 reeducandos.
Leave a Reply