Na tarde de sexta feira, no dia 7 julho, na sede em Salvador/BA, as empresas Reviver e Horizonte Administração Especializada e Socioeducativa doaram o Projeto Arquitetônico para a construção de uma Unidade de atendimentos em medidas socioeducativas ao Estado do Acre. Representando o estado, o Diretor presidente do Instituto Socioducativo do Acre ISE, Rafael Almeida, assinou o termo de doação, juntamente com Diretor presidente da Reviver e Diretor da Horizonte, Odair Conceição.
Elaborado e desenvolvido pela equipe da Horizonte, o projeto da arquitetônico é fundamentado no item 6.2.1. da Resolução do CONANDA n• 119/2006. Após mais de 1 ano de estudos, nos quais reuniram especialistas/atores de diversas áreas que atuam no sistema de cumprimentos de medidas socieducativas, o projeto atende as especificações legislativas.
“Ao produzirmos um equipamento de altíssima qualidade, atendendo todos os requisitos previstos na lei do atendimento ao jovem em conflito com a lei, nós entendemos, que a Reviver e Horizonte poderiam contribuir positivamente com Estado”, afirmou o Diretor presidente da Reviver e diretor da Horizonte, Odair Conceição.
Para Rafael Almeida, Diretor presidente do ISE, são notórias as qualidades da Reviver e Horizonte enquanto as causas sociais, “Hoje estamos aqui, em Salvador no estado da Bahia, para receber das mãos do presidente a planta, em que ele está doando para o estado do Acre. Para que possamos estar executando, efetivamente, construindo uma nova unidade, um novo centro socioeducativo para adolescente autores de atos inflacionais no estado Acre, é importantíssimo para nós Gestores e para Estado comum todo.”, afirmou.
Projeto Arquitetônico HORIZONTE
O Projeto Arquitetônico Horizonte visa respeitar as condições adequadas de higiene, limpeza, circulação, iluminação e segurança, com espaços adequados para a realização das refeições, para atendimento técnico individual e em grupo; além das condições adequadas de repouso aos adolescentes, salão para atividades coletivas e/ou espaço para estudo. Além dos espaços adequados para os setores administrativos e/ou técnicos, como também espaços com as condições adequadas para visitas íntimas, para as visitas dos familiares.
As áreas para atendimento de saúde/ambulatórios, atividades pedagógicas com salas de aulas apropriadas contando (com sala de professores) e, um local para funcionamento da secretaria e direção escolar entre outras. Espaços esses que atendem enquanto quantidade o suficiente para o atendimento de todos os adolescentes, enfim, o projeto arquitetônico facilita a implementação do projeto pedagógico da unidade.
“Ao entender a necessidade do estado em construir novas vagas para abrigarem e atenderem os adolescentes em conflito com a lei, nos vimos no direito de contribuir, já que elaborar um projeto deste, o estado saindo do marco zero, demandaria muito tempo e investimento. Então, a Reviver e a Horizonte reafirmando seu compromisso enquanto a melhoria do sistema socioeducativo no país, decidimos fazer uma doação que foi aprovada por unanimidade pelos Conselhos das empresas”, contou Odair Conceição.
“Nós somente temos o sentimento de gratidão. Agradecer a disponibilidade, o carinho e atenção a população acreana e, principalmente, para aquelas pessoas que estão em uma situação mais peculiar, mais vulnerável, que são os adolescentes autores infracionais. Que a partir de tão logo, em alguns anos, estarão em um novo espaço, um ambiente digno que fornecerá condições adequadas e essenciais para cumprir as medidas socioeducativas”, afirmou Rafael Almeida.
Leave a Reply