No dia 11 de junho o Conjunto Penal de Eunápolis- CPE iniciou o projeto Sensibilização em Hanseníase. O projeto é uma parceria entre Setor de Saúde da unidade e a Vigilância Epidemiológica do município, com o objetivo de ampliar o controle e prevenção da hanseníase assistindo o quadro de colaboradores e os internos do CPE.
A palestra foi conduzida pela profissional, Thiara Caroline, Coordenadora do programa de Hanseníase no município de Eunápolis, com o propósito levar conhecimento às pessoas sobre esta patologia, além de contribuir com o controle da hanseníase na população carcerária. O projeto realizou uma triagem para detecção de manchas na pele, avaliação clínica, testes de sensibilidade e início de tratamento aos diagnósticos confirmados.
“Acho sempre válido e importante quando se tem palestras relacionadas à informação e saúde por que além de instruir e desmistificar também finda com o tabu. Esse tipo de evento serve para estimular a participação de mais colaboradores”, disse Michele Cruz, Assistente Administrativa do CPE.
A realização deste projeto visa, ainda, estimular a realização de consulta médica com especialista, conscientizar a todos sobre a importância da adoção de medidas profiláticas contra a doença e proporcionar informações relevantes num espaço lúdico e interativo sobre a hanseníase e suas consequências.
Leave a Reply