Na ultima segunda feira, 11, o Conjunto Penal Eunápolis- CPE organizou uma solenidade para marcar a aula inaugural de internos matriculados, no programa educacional Todos Pela Alfabetização– TOPA. O TOPA foi criado pelo Governo da Bahia no ano de 2007 para trazer dignidade e esperança à vida dos baianos com intuito de reduzir as taxas de analfabetismo e pobreza, incluindo as pessoas privadas de liberdade.
A pedagoga Nívia Salgado, matriculou quinze (15) alunos do regime fechado e semiaberto para participar do projeto, que possui previsão de duração média de oito (8) meses.
A solenidade contou com a presença dos Gestores do CPE que parabenizaram os alunos e teceram palavras de incentivo e prosperidade para aqueles buscam a educação como a melhor ferramenta de conhecimento e por conseguinte reinserção social.
O Diretor da Unidade, TC/PM Gilson Paixão, disse que “… a implantação do programa TOPA traduz um sentimento de conquista, pois o esforço empreendido por todos os seguimentos desta unidade prisional e parceiros. Temos que assumir a nossa responsabilidade diante do que preceitua a LEP, não só compreendendo-a mas, principalmente, vivenciando o ensino estabelecendo um diálogo verdadeiro e profundo com todos, buscando através da educação uma transformação social baseada em valores humanos mais éticos e mais justos”.
O programa educacional TOPA oferece além de uniforme e material didático-pedagógico para a efetiva alfabetização dos alunos, uma nova perspectiva de vida. Busca-se ampliar o horizonte daqueles que, mesmo privados de sua liberdade, possam compreender que apenas através da ressocialização poderão desfrutar plenamente dos seus direitos sociais.
Leave a Reply