Dias das Mães no Conjunto Penal de Juazeiro

Ascom CPJ

O Conjunto Penal de Juazeiro- CPJ, através Corpo Técnico, iniciou a semana em comemoração ao Dia das Mães. No dia 5 de Maio foi realizado  um café da manhã musical com as internas da Ala Feminina. O evento foi animado pelo Grupo Musical composto pelos internos Nelson Cledson no acordeom, Raimundo Nonato na zabumba e Valdeci Rodrigues com o Triângulo. A ação foi coordenada pelos setores de Psicologia e Terapia Ocupacional com intuito de amenizar as marcas do cárcere, alem de reforçar a importância da família.em com que se torne mais palpável ressocializar estes indivíduos que encontram-se temporariamente privados de sua liberdade.

A reclusão por si só não ajuda na reflexão dos erros cometidos e possível reabilitação da conduta, é preciso no entanto, dispor de ferramentas das mais variadas para facilitar tal processo. Desta forma o trabalho, a atividade física, bem como as atividades lúdicas são ferramentas fundamentais na busca pela reintegração social.

 

No dia 6

Ascom CPJO Serviço Social do CPJ  proporcionou para as internas uma dinâmica de grupo, que teve como  finalidade   trabalhar a atenção, a observação, o desapego, a sinceridade, a emoção de dar e repartir um bem recebido, demonstrando a necessidade  de construirmos um mundo mais solidário, mais humano.As internas participaram ativamente da dinâmica podendo expressar algumas dificuldades encontradas no convívio com as outras reclusas,esse momento muitas se emocionaram tornando um momento harmônico.

No período da tarde foi realizada pelo setor de Pedagogia, a apresentação do filme brasileiro, S.O.S Mulheres ao Mar. O filme conta a história de Adriana, uma escritora que, desiludida com o fim de seu casamento, decide reconquistar o ex-marido Eduardo, embarcando no mesmo cruzeiro onde ele está com a nova namorada, uma estrela de novelas. Motivada pelo livro de autoajuda  SOS – Salvando um Sonho, Adriana leva no navio a irmã, Luiza, e a empregada, Dialinda. Decididas a arruinar a viagem de Eduardo, essas três mulheres acabam descobrindo caminhos novos e surpreendentes para suas vidas. O intuito foi, além de promover um momento de descontração entre as internas, mostrar através do filme que sempre há chances de um novo recomeço e de reconstrução.

Participaram do encontro cerca de 30 internas, que tiveram além do filme momento de descontração com um lanche no final. Todas expressaram sua opinião em relação ao filme, dizendo que gostaram muito e que foi válido pois conseguiram um momento de descontração e aprendizagem ao mesmo tempo.

 

No dia 7

Ascom.CPJFoi encerramento da programação no qual o setor de Serviço Social e o setor de Psicologia proporcionaram as internas um fim de tarde de muita alegria e confraternização, as internas foram presenteadas com um saboroso jantar e com a presença de um grupo musical regional (Neto e Mundinho) que animaram  a festa de maneira graciosa,as internas interagiram com o momento, dançando e brincando,tornando aquele momento único.No final da festa houve a entrega de presentes, aonde todas as internas receberam e agradeceram a Direção,Corpo Técnico e REVIVER  por terem organizado em homenagem ao Dia das Mães. O setor de Serviço Social acredita que essas atividades são indispensáveis para o processo de ressocialização, são momento aonde podemos estabelecer uma relação de confiança e credibilidade resgatando os princípios básicos da cidadania.

Leave a Reply

Your email address will not be published.