Colaboração: Pedagoga do CPJ, Clecia Alves dos Santos.
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Conjunto Penal de Juazeiro- CPJ através do setor de Pedagógico organizou, 24, uma palestra em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada Organização Não Governamental do Território Sertão do São Francisco- IRPAA sobre o tema; Crise hídrica: falta de água ou gestão?.
No primeiro momento os internos falaram sobre diversos motivos da crise hídrica, como a má distribuição e gerenciamento da água, a falta de conscientização no uso da água, a desinformação. Outra questão abordada foi a relação entre a crise hídrica e o saneamento básico. Os colaboradores do IRPAA comentaram da necessidade da população participar da construção do Plano de Saneamento Básico de seu município, pois há uma grande contaminação dos rios e mananciais, devido à ausência de tratamento de esgoto.
No segundo momento foi levantado o tema “Crise hídrica: falta de água ou gestão?” esclarecendo que para se debater a falta de água é preciso discutir a questão histórica, social, o acesso a terra e política. Durante todo o debate em tom reflexivo os internos foram questionados acerca da importância da água para sua vida.
Foi pontuado que é necessário compreender que hoje a água é uma mercadoria. Também foi abordado que todo esse debate em relação à crise hídrica só foi pautado pela mídia após os problemas de acesso à água em São Paulo, reconhecendo que há um claro interesse dos grandes meios de comunicação em transmitir o discurso de que os grandes consumidores de água são as residências, enfatizando que é preciso economizar no dia a dia da população. Na discussão, foram apresentados dados referente ao grande consumo de água por setores como o agronegócio e a indústria, o que aparece superficialmente ou não aparece na mídia local e nacional.
Os internos apresentaram suas produções com a temática água destacando-se a música de Nilson Oliveira e Nelson Cleidson , intitulada;“ Que água boa”.
QUE ÁGUA BOA
COMPOSITOR: NILSON OLIVEIRA
ARRANJOS: NELSON CLEIDSON
QUE ÁGUA BOA, (BIS)
NASCE EM MINAS GERAIS,
E DESÁGUA EM ALAGOAS
QUE ÁGUA BOA, (BIS)
ORGULHO PARA OS NORDESTINOS
O SÃO FRANCISCO DEUS ABENÇOA
LÁ NA SERRA DA CANASTRA,
NASCE O SÃO FRANCISCO
PASSANDO POR CINCO ESTADOS
E É CHAMADO VELHO CHICO
SÃO MUITOS SEUS AFLUENTES
QUE PERCORRE NO SEU LEITO
QUE DÁ VIDA A ESSE RIO
PRA CHEGAR NO OCEANO
REFRÃO
QUE ÁGUA BOA (BIS)
NASCE EM MINAS GERAIS
É DESÁGUA EM ALAGOAS
QUE ÁGUA BOA (BIS)
ORGULHO PRA OS NORDESTINOS
O SÃO FRACISCO DEUS ABENÇÕA
TRES MARIA E SOBRADINHO
PAULO AFONSO E XINGÓ
SÃO POTENCIA EM ENERGIA
QUE NÃO DÁ INVEJA DO SUL
ESSE RIO SÃO FRANCISCO
QUE É POR TODOS ADMIRADOS
QUE VAI CORTANDO OS SERTÕES
COM CAATINGA E SERRADOS
REFRÃO
EM SUAS NAVEGAÇÕES
QUEM EMBELEZA É AS PAISAGENS
DE MONTANHAS E FLORESTAS
PLANÍCIES E CIDADE
CASA NOVA REMANSO E SENTO-SÉ
REMANSO E PILÃO ARCADO
JUAZEIRO E PAULO AFONSO
E SANTANA DO SOBRADO
JUAZEIRO E PETROLINA
O PROGRESSO EU VI CRESCER
PROJETO DE IRRIGAÇÃO
FAZENDO O RIO CRESCER
É UM POLO NA AGRICULTURA
DE REFERENCIA LOCAL
PRA BAHIA E PERNAMBUCO
É UM MODELO NACIONAL
Leave a Reply