REVIVER: Campanha Outubro Rosa nas Unidades
23/10/2020 | Campanha Outubro Rosa nas Unidades que a REVIVER através da cogestão
1 – OUTUBRO ROSA – ORIGEM DA CAMPANHA
Internacionalmente, o movimento é ainda mais antigo: foi em 1990 quando a fundação norte-americana Susan G. Komen, voltada para o combate desse tipo de câncer, organizou a primeira Corrida pela Cura. Todos os participantes ganharam o lacinho rosa que caracteriza a ação adotada no mundo todo.
E a campanha tem efeitos concretos. A médica Paula Saab, que faz parte da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), conta que outubro é o mês em que mais se diagnostica a doença.
“Outubro é o mês em que mais fazemos diagnósticos. Muitas mulheres não sabem ou não têm coragem de fazer o exame, mas, pela campanha, todo mundo falando, vão lá e fazem. A campanha têm uma relevância muito grande para a sociedade”, diz.
2 – IMPORTÂNCIA DA DETECÇÃO PRECOCE
A detecção precoce do câncer de mama, diz Saab, é o maior definidor do resultado do tratamento. “Quando diagnosticados pequenos e tratados em estado inicial, os tumores demandam um tratamento menos agressivo e têm resultados melhores em termos de cura”, explica.
A médica Paula Saab – que faz parte da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) – considera a detecção precoce do câncer de mama o maior definidor do resultado do tratamento pois, quando diagnosticados pequenos e tratados em estado inicial, os tumores demandam um tratamento menos agressivo e têm resultados melhores em termos de cura”.
3 – CAMPANHA NAS UNIDADES REVIVER
Em todas as unidades bem com no Escritório Central, a campanha “outubro rosa” é reforçada, como forma de estimular a mobilização e atenção dos colaboradores ao assunto que é de grande importância.
a) CPV: Foi realizado no conjunto Penal de Valença um Pitstop da saúde para falar sobre a prevenção do câncer de mama que cada vez mais acomete homens. Com tema do projeto “QUANDO A CAUSA É NOBRE, O CPV DÁ UM TOQUE”, os internos que participaram desse momento de alerta, com apresentação através de slides e demonstração do autoexame, com o auxílio do educador físico e pedagogo da unidade.
b) CPJ: No dia 13/10/2020, foi realizada a ação entre colaboradores, “Doce Tarde Rosa de Outubro”, idealizada pelo setor de psicologia da unidade, que teve como objetivo: uma forma simbólica de lembrar da importância do auto cuidado, em especial neste mês de referência à Campanha de prevenção ao Câncer de mama.
Outubro Rosa / Ala Feminina do Conjunto Penal de Juazeiro
Visando um trabalho mais dinâmico e trazendo também todas as dificuldades que as mulheres têm em situação de privação de liberdade, que passam também por esse momento de Pandemia do COVID19, foi realizada uma Ação durante todo esse mês de outubro, trabalhando não só a temática da prevenção do câncer de mama, mas proporcionar às internas uma construção positiva de sentimentos.
Já foram realizadas 3 atividades:
1. Confecção dos pregadores de roupa decorados ( atividade lúdica-artística)
2. A moldura de sentimentos (atividade artística para catarse das emoções)
3. Sessão do Cine emoção – Exibição do Filme Luz de Fogo que trata da situação da mulher encarcerada e das diversas forma de superação.
c) CPS: Respeitando as normas de segurança, foi realizado no CPS um evento integrando a campanha “Outubro Rosa” com a presença dos representantes do Centro de Referência e Atendimento a Mulher, que ministraram uma palestra para as colaboradoras. Além de informações importantes, as presentes também participaram de um delicioso café da manhã e ganharam brindes.
d) CPAB: No dia 01 de outubro, na Cadeia Pública de Areia Branca (SE), foi iniciada a campanha Outubro Rosa, fortalecendo o eco para a chamada de atenção para a Prevenção do Câncer de mama.
O objetivo da campanha é conscientizar todos os colaboradores através da informação, que pode ser multiplicada, compartilhada entre familiares e amigos.
Fonte: CNN Brasil e Unidades REVIVER
:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com
Site: www.reviverepossivel.com
Instagram: reviverepossivel.com