Projeto Excelência NEOJIBA

Projeto Excelência NEOJIBA


26/08/2020 | Projeto Excelência NEOJIBA

Um convite a todos para prestigiar novidades da Orquestra NEOJIBA, um projeto que transforma vidas de muitos jovens através da música:

Hoje, dia 26 de agosto, (às 15h) acontece o lançamento do projeto Excelência NEOJIBA que, entre suas ações, viabiliza residência artística para que jovens  músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

O evento terá a participação de Ismael Boaventura Neto, superintendente de rede da CAIXA, Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA, Carlos Martins, Secretário de Justiça Social, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e dos primeiros contemplados, a violinista Priscila Gabrielle Rodrigues e o percussionista Fábio Santos, que estão estudando na Suíça.
Ao lado de Ricardo Castro, Priscila Rodrigues e Fábio Santos farão uma apresentação musical especial.
A transmissão será ao vivo pelo Facebook do NEOJIBA, às 15h. Não perca!

A REVIVER, divulga e celebra com alegria os novos e exitosos passos da Orquestra NEOJIBA, da qual tem um carinho e uma aproximação através do modelo de jovem aprendiz. Com grande prazer a empresa tem entre seus jovens aprendizes, alguns integrantes da NEOJIBA. A REVIVER celebra e deseja cada vez mais oportunidade e grandes aprendizados aos jovens deste importante projeto que educa através da música.


SOBRE OS DOIS PRIMEIROS JOVENS CONTEMPLADOS
Priscila Gabrielle Rodrigues Silva Santos ingressou no NEOJIBA em 2008, onde começou a estudar violino. Em 2010, tornou-se violinista da Orquestra Juvenil da Bahia. Como integrante da orquestra, participou de turnês nacionais e internacionais, acompanhando solistas renomados como Ricardo Castro, Shlomo Mintz, Maria João Pires, Jean-Yves Thibaudet, Martha Argerich, Colin Currie, Maxim Vengerov, Emmanuele Baldini, Lang Lang, Edicson Ruiz, Midori Goto e Leon Spierer. Foi spalla da Orquestra Juvenil da Bahia na Itália na turnê Europa de 2018, que percorreu a França, Itália e Suíça, com Martha Argerich como solista e Ricardo Castro como regente. Por quatro anos, Priscila atuou como monitora de cordas e regente da Orquestra Pedagógica Experimental, do NEOJIBA. Participou de intercâmbios orquestrais com a Orquestra Sinfónica Binacional Brasil Venezuela e o Dia da ONU, com Lang Lang. Em 2016, ganhou o prêmio de instrumentista destaque no Festival de Música Universitária de Salvador. Atuou como solista sob a direção de Chiara Banchini em 2017, e, e na apresentação de “Scheherazade”, de Rimsky-Korsakov, com a Orquestra Juvenil da Bahia, em 2018. Em 2019, participou de uma temporada em São Paulo do espetáculo de dança “Mulheres do Asè”, no SESC. Em 2020, participou da orquestra principal do Barokkfest, Festival de Trondheim, na Noruega. Graduada em violino pela Universidade Federal da Bahia, está cursando um novo bacharelado na Schola Cantorum Basilienis | FHNW, na Suíça, onde estuda violino barroco.

Fábio da Silva Santos iniciou os estudos de percussão em 2009, aos 17 anos, no NEOJIBA. Com a Orquestra Juvenil da Bahia, apresentou-se em países como Inglaterra, Alemanha, Suíça, Itália, Suécia e Portugal, sob regência do maestro Ricardo Castro. Dividiu o palco com solistas de renome internacional, como Lang Lang, Maria João Pires, Katia e Marielle Labéque, Shlomo Mintz, Martha Argerich, Ricardo Castro, Jean-Yves Thibaudet. Em 2014, apresentou-se com o percussionista escocês Colin Currie na Inglaterra. Em 2017, participou como percussionista da Orquestra das Américas (OA), realizando concertos no Chile, Argentina e Brasil, com os solistas Gautier Capuçon, Ricardo Castro e Gabriela Montero. É integrante do grupo de percussão MultiFaces. Atualmente, está cursando mestrado em Performance em Percussão na Hochschule für Musik, na Suíça.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 pelo pianista e maestro baiano Ricardo Castro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

:: Comunicação REVIVER
Instagram: @reviverepossivel
Email: comunicacao@reviverepossivel.com