REVIVER recebe Selo de Responsabilidade Social
15/07/2020 | REVIVER recebe Selo de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional
A REVIVER recebeu no início do mês corrente, o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional. A empresa privada que atua em unidades prisionais desde 2006, tem efetivamente colaborado com a qualificação e trabalho de reeducandos, tanto no Presídio Masculino de Lages(SC), unidade através da qual a REVIVER foi contemplada com o Selo, quanto nas outras 9 unidades em que a empresa está atuando, em parceria com o Poder Público, pelo Brasil.
Contexto
Pensar sobre o trabalho no Sistema Prisional é um exercício importante, e mais do que isso, necessário. Esses primeiros e fundamentais passos – a oportunidade de qualificação, aprendizado e remuneração – tem sido possibilitados por organizações públicas e privadas. Mas esta é uma questão de toda a sociedade, afinal é para todos que compõem a grande e diversa organização social, a importância de uma pessoa presa sair, de fato, preparada para ser integrado a ela novamente. É fundamental perceber que existe um ciclo que começa com a possibilidade de aprendizado, especialização, capacitação e o trabalho enquanto reeducando, mas este ciclo de oportunidade precisa continuar para a pessoa quando sair da unidade prisional. E na verdade, o egresso precisará desta chance de reintegração efetiva, por toda a sociedade.
Isso tem a ver com oportunidade, mudança, mas também com quebra de preconceito. Trata-se de um esforço de todas as partes.
Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional
No Brasil, além da REVIVER, há realizações e muitas organizações envolvidas para que essa possibilidade continue crescendo, acontecendo. Uma demonstração de ação efetiva nesse sentido é o 3º Ciclo de Concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – RESGATA. Essa é uma iniciativa do Departamento Penitenciário nacional (DEPEN), o mesmo que realizou há poucos dias – 2 e 3 de julho – um outro evento tão importante quanto a Concessão dos Selos, o III Seminário sobre Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa. A REVIVER, participou apresentando projetos que tem desenvolvido em parceria com o Poder Público, através da cogestão, modelo com o qual atua em 10 unidades prisionais pelo Brasil – Bahia, Sergipe, Alagoas, Santa Catarina e Amazonas.
Objetivo do Selo
Promover o reconhecimento público e social das empresas e organizações que absorvem a mão de obra de pessoas privadas de liberdade, cumpridoras de penas alternativas à prisão e egressos do sistema prisional; servir de instrumento de divulgação na sociedade e nos meios produtivos, estimulando novas adesões e ampliando os postos de trabalho para os presos e egressos. Todos os esforços e ações efetivas nesse sentido são importantíssimas, por todos os aspectos que se possa levantar em relação ao sistema prisional no Brasil. As empresas e demais organizações públicas ou privadas, ao empregarem a mão de obra do preso e do egresso do sistema prisional, ajudam a mudar paradigmas, superar preconceitos, criar oportunidades e fortalecer a cidadania.
A REVIVER enquanto empresa cogestora, reconhece a ressocialização como parte efetiva de sua missão e busca melhoria continua em sua atuação de uma forma geral. É a única empresa privada em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos através da Certificação ISO9001:2015. Também integra um Programa de Compliance/ Integridade, para assim, garantir e fortalecer a cultura da ética e transparência na instituição.
LEIA TAMBÉM:
a) REVIVER no III Seminário sobre Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa (06/07/2020)
b) CPS: Produção e distribuição de Máscaras de Proteção (19/06/2020)
d) REVIVER é premiada na 3ª Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia (21/11/2019)
c) REVIVER: Possibilidade de Graduação para Internos (01/06/2018)
:: Comunicação REVIVER
Instagram: @reviverepossivel
Email: comunicação@reviverepossivel.com