REVIVER é premiada na 3ª Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia
A REVIVER participou pela primeira vez da Feira de Aprendizagem realizada no dia 5 de novembro, em Salvador-BA. As edições anteriores aconteceram em 2015 e 2017. A empresa privada especializada em Administração Prisional – junto com mais 49 empresas – recebeu o Selo de Boas Práticas da Aprendizagem Profissional, por integrar o grupo de organizações que colaboram efetivamente com o estudo e formação profissional de jovens. Jirlene Gomes, gerente executiva da REVIVER e Bárbara Ferreira, Gerente de RH, estiveram presentes na premiação representando a empresa.
Dos 88 jovens que a REVIVER tem contratado no modelo de incentivo a educação e profissionalização, onde estes não precisam estar nas instalações da empresa, mas sim dedicando seu tempo ao estudo e aprendizado de atividade cultural/profissional, 45 são do Grupo teatral IAÔ Aprendiz em Cena da cantora Margareth Menezes; 20 integram a orquestra Neojiba e 23 são do Sagrado Coração de Jesus.
1 – A Feira de Aprendizagem
A Feira é uma iniciativa do Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – FOBAP, (que tem como presidente a auditora fiscal Taís Arruti) da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia – SETRE. O evento foi inspirado em práticas e políticas para a promoção do trabalho digno e decente, sendo um espaço de debate sobre a inclusão dos jovens no mundo do trabalho com a garantia de todos os direitos trabalhistas, da frequência escolar e qualificação profissional.
“A Feira de Aprendizagem Profissional é oportuna para conscientizar as empresas, os jovens e as famílias sobre a importância da aprendizagem com a porta de entrada do jovem no mercado formal de trabalho com profissionalização e todos os direitos trabalhistas garantidos”, declarou Gerta Schultz, Superintendente Regional do Trabalho na Bahia.
“A Lei da Aprendizagem tem desdobramentos fundamentais do ponto de vista social e econômico. Na medida em que as empresas geram oportunidades para os jovens, elas estimulam também um mercado consumidor para os seus produtos. É um processo de retroalimentação fundamental, que tem sido estimulado na Bahia através de uma articulação interinstitucional voltada para a valorização do trabalho como instrumento de desenvolvimento”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.
2 – NEOJIBA e Grupo teatral Aprendiz em Cena IAÔ
NEOJIBÁ
O Coro Infantojuvenil participou da Feira, regido pela maestrina Lucie Barluet, coordenadora do Núcleo Coral do NEOJIBA. A apresentação teve a participação também do pianista Bruno Leão, integrante do NEOJIBA.
O grupo foi criado no ano de 2018. São jovens de 13 a 18 anos que participam. O coro já se apresentou no Teatro Castro Alves e em diversas cidades baianas, Participou ainda de festivais de canto e se apresentou com artistas nacionais e internacionais.
O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta ou indiretamente. Fundado pelo maestro Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, o programa é hoje uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado.
Grupo teatral Aprendiz em Cena IAÔ
O Grupo teatral Aprendiz em Cena IAÔ brilhou numa excelente apresentação durante a Feira de Aprendizagem, arrancando muitos elogios dos presentes. Música, interpretação, dança preencheram o palco do Teatro Castro Alves, onde os jovens surpreenderam todo o público.
O Mercado IAÔ deu início ao curso de teatro Aprendiz em Cena, em maio do ano corrente, empregando jovens entre 16 e 22 anos. Todos com carteira assinada, tendo aulas teóricas e práticas, participando de mostras de cenas com o objetivo de apresentar um espetáculo teatral ao final do curso.
A coordenação do curso organizado em dois módulos divididos em 400 horas, está sob a responsabilidade dos atores Gordo Neto e Jackson Costa.
3 – REVIVER e Compromisso Social
Desde 18 de maio de 2018 que a REVIVER inovou em seu modelo de contratação de menor aprendiz. Sob a direção do empresário Odair Conceição a organização privada especializada em administração prisional tem incentivado jovens a desenvolver seu potencial nos diversos projetos culturais e educativos que usufruem do incentivo estruturado pelo novo modelo oferecido pela Superintendência Regional do Trabalho.
A REVIVER, única empresa em sua área de atuação a ter seus processos reconhecidos através da certificação ISO 9001:2015, possui uma longa história de incentivo e compromisso Social. Seja no escritório Central ou nas 10 unidades onde atua sob regime de cogestão, o nome da empresa sempre esteve ligado a muitas ações que beneficiam não só familiares de internos, mas a população em geral.
“É gratificante ver a REVIVER ser reconhecida através do Selo de Boas Práticas da Aprendizagem Profissional na III edição da Feira de Aprendizagem Profissional da Bahia. A empresa cumpre com sua responsabilidade social, tendo 88 jovens conosco, reconhecendo o trabalho da MTE, na presença de Dra Gerta. É muito gratificante mostrar o quanto a empresa é responsável e presente com participação e apoio de ações como essa” declarou a Gerente de RH da REVIVER, Bárbara Ferreira.
:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com