COMPAJAF: Campanha de vacinação
Campanha de vacinação no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho
PREVENÇÃO
Foi iniciada no Complexo Penitenciário Advogado Antônio jacinto Filho – COMPAJAF, dia 14/05/2019 a campanha de vacinação da Influenza (H1N1), ocorrendo até o dia 17/05/2019 com o intuito de proteger e imunizar os custodiados e colaboradores da unidade. O objetivo da campanha evitar através da prevenção, as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe.
A vacinação vai muito além da prevenção individual, com ela é possível interromper a cadeia de replicação do vírus e controlar a doença em número.
INFLUENZA – ENTENDA MAIS
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias* . De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e até pode levar a óbito.
A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica; Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.
A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias. A transmissão também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo, onde são frequentemente registrados surtos de influenza A e B que acometem passageiros e tripulantes.
O uso do antiviral está indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal com condições e fatores de risco para complicações, de acordo com o Protocolo de Tratamento de Influenza, do Ministério da Saúde de 2017. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias.
COGESTÃO E CERTIFICAÇÃO
A REVIVER, empresa privada especializada em administração prisional está presente no Complexo Penitenciário Advogado Antônio jacinto Filho, sob regime de cogestão em parceria com o Poder Público, sendo a única em sua área de atuação que tem seus processos reconhecidos através da certificação ISO 9001:2015.
** Uma pandemia é uma epidemia em escala mundial.
:: COMPAJAF e COMUNICAÇÃO REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com