PA: Profissionais de Saúde são treinados sobre o e-SUS
Profissionais de Saúde do Presídio do Agreste(AL) são treinados sobre o e-SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Girau do Ponciano e a Reviver Administração Prisional, realizaram, no Presídio do Agreste, no dia 15 de maio, uma oficina de capacitação dos profissionais de saúde que atuam na equipe de atenção básica prisional do Presídio do Agreste, com o objetivo de qualificá-los para atuarem na transmissão de dados de saúde para o sistema de informação E-SUS do Ministério da Saúde. Participaram da oficina, cerca de 25 profissionais de saúde.
Segundo Robert Lincoln, assessor técnico de políticas transversais da Sesau, com essa oficina o Estado atingiu 100% de implantação do sistema eletrônico da Atenção Básica em todas as unidades prisionais do Estado de Alagoas, uma vez que as unidades prisionais da capital utilizam o sistema desde 2016. “O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações em nível nacional. A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população” explicou Robert.
Com a realização dessa oficina, é perceptível que a Gestão Estadual, dá mais um passo em direção ao aprimoramento de suas Equipes de Atenção Básica Prisional (EABP), adequando-se desta forma à “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional” (PNAISP) instituída pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de ampliar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade.
O assessor técnico Robert Lincoln destaca que para a garantia e repasse de recursos federais ao Estado, faz-se necessária a alimentação mensal do sistema de informação implantado. “Toda unidade prisional do Estado de Alagoas, possui uma equipe de atenção básica prisional. É necessário salientar o empenho na assistência prestada pelos profissionais à população privada de liberdade e a produtividade do e-SUS informada mensalmente”, lembra o assessor.
E-SUS
O sistema e-SUS contribui na sistematização, organização e controle dos atendimentos de saúde prestados na atenção básica. Facilita a identificação do perfil epidemiológico, bem como no levantamento do diagnóstico de saúde da população, a fim de buscar estratégias de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação à saúde com qualidade do cuidado às pessoas privadas de liberdade do nosso Estado.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas
:: Comunicação REVIVER
comunicacao@reviverepossivel.com